HOJE NO
"PÚBLICO"
Venda de tablets em Portugal cresceu 91%
IDC prevê que procura abrande, mas aponta para um crescimento de dois dígitos nos próximos três anos.
O envio de tablets para o retalho em Portugal rondou em 2013
as 700 mil unidades, de acordo com a analista IDC. O valor representa um
crescimento de 90,9% em relação a 2012.
Segundo uma nota da analista, divulgada nesta segunda-feira, o crescimento da procura de tablets vai
abrandar, mas “deverá manter-se em dois dígitos nos próximos três
anos”. A IDC prevê ainda que a adopção destes aparelhos por parte de
empresas “vai conferir um novo fôlego [às vendas] no segundo semestre e
seguintes”.
"A adopção acelerada de tablets tem tido um
impacto significativo no modo como consumidores e organizações utilizam
os seus equipamentos computacionais. As fronteiras entre o espaço
privado e profissional têm vindo a esbater-se e os novos equipamentos
suportam uma crescente versatilidade, abrem novos cenários de utilização
e novas oportunidades de crescimento para a indústria", afirmou o director-geral da IDC Portugal, Gabriel Coimbra.
Já
o mercado de PC, que tem vindo a contrair-se significativamente, caiu
2% no último trimestre de 2013, com a queda do lado dos consumidores a
não ser compensada pelo aumento de 13,4% no mercado empresarial.
Em termos de unidades, os smartphones são,
entre os aparelhos com capacidade de ligação à Internet (aquilo a que a
IDC chama “equipamentos inteligentes conectados”), os que mais vendem:
no mercado português, foram postos à venda 4,12 milhões de aparelhos,
dos quais mais 600 mil só no último trimestre. O ano passado foi aquele
em que, tanto em Portugal como no resto do mundo, os smartphones ultrapassaram os telemóveis convencionais. Face a 2012, os smartphones cresceram 20,6%.
O líder do mercado dos tablets é
a Samsung. Seguem-se a Apple, a Acer, a Asus e a espanhola bq. Nos
computadores, o primeiro lugar voltou para a HP, que é seguida pela
Asus, Toshiba, Acer e Samsung. Nos smartphones, a líder é novamente a sul-coreana Samsung, à frente da LG, Apple e Sony.
Somando
todos os tipos de aparelhos, a Samsung surge na dianteira, com uma
quota de mercado de 20,9% no quarto trimestre do ano passado, muito
abaixo da fatia de 30,2% que tinha no ano anterior. A Apple tem uma
quota de mercado de 12,9% e a Asus de 10%. Em quarto lugar está a LG
(com 7,6%) e, em quinto, a TMN, cujos equipamentos de marca própria
representaram 6,2% do total.
* E não há dinheiro.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário