06/09/2013

.
HOJE NO
" DIÁRIO ECONÓMICO"

INE confirma crescimento de 1,1% 
no segundo trimestre

Investimento e consumo privado voltaram a terreno positivo e compensaram a desaceleração das exportações.

O PIB nacional cresceu mesmo 1,1% em cadeia no segundo trimestre, mostram os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando a saída da recessão técnica entre Abril e Junho.
Apesar da aposta do Governo em redireccionar a economia para as exportações, a saída da recessão técnica ao fim de 10 trimestres que quebras foi sustentada sobretudo pelo contributo da procura interna, de 0,8 pontos percentuais.

O consumo privado e o investimento voltaram a terreno positivo, aumentando 0,4% e 3,3%, respectivamente. No entanto, no que diz respeito à formação bruta de capital, o crescimento fica a dever-se a uma subida de 324,7% face ao primeiro trimestre. Retirando esse efeito, o investimento estaria a cair perto de 0,1%.

O contributo da procura externa líquida, por seu lado, continuou positivo, mas desacelerou para 0,3 pontos percentuais (face aos 1,7 pontos do primeiro trimestre). As exportações até aceleraram face ao início do ano, crescendo 5,2% entre Abril e Junho. O problema é que as importações voltaram a entrar em terreno positivo, depois da quebra no primeiro trimestre, e cresceram 4,5%. É o maior aumento em cadeia das compras ao exterior desde o primeiro trimestre de 2010.

Em termos homólogos, o PIB recuou 2,1% no segundo trimestre, menos do que os 4,1% do início do ano, fruto da contributo menos negativo da procura interna, que retirou  "apenas" 2,6 pontos percentuais ao PIB, ao invés dos 6,1 do primeiro trimestre. A procura externa desacelerou mas manteve-se positiva, em 0,4%.

* Ficamos contentes, ansiamos pela saída do sufoco em que estamos, mas não sentimos neste governo capacidade para o fazer.

.

Sem comentários: