06/09/2013


 
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

"Silêncio" absolve jovem acusado 
de violência doméstica 

 O Tribunal de Braga absolveu hoje um homem de 21 anos acusado de agredir violentamente a mãe e os irmãos, devido à falta de provas resultante do muro de silêncio "levantado" pelo arguido e pelas alegadas vítimas. 

O arguido, acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de violência doméstica, escusou-se a prestar declarações, uma postura também assumida pela sua mãe e pelos seus dois irmãos, as únicas testemunhas de acusação. Assim sendo, o julgamento não durou mais de cinco minutos, tendo o juiz proferido a sentença logo a seguir. O juiz lembrou ao arguido que para a absolvição "muito contribuiu a boa vontade" da mãe e dos irmãos e aconselhou-o a pensar "muito bem o que quer fazer daqui para a frente, porque da próxima vez poderá não contar com mesma benevolência dos familiares". 
 

Segundo a acusação, deduzida pelo MP, o principal alvo da agressividade do arguido era a mãe, de 52 anos, e que padece de fibromialgia e de problemas de coluna. Os factos decorriam na casa onde viviam, em Lomar, Braga. "Sempre que se exaltava, por vezes sem motivo que o justificasse, ameaçava a mãe, dizendo-lhe que a mataria, que lhe bateria e que lhe daria 'um murro dos seus que lhe rebentaria a cabeça', chegando mesmo a empunhar uma navalha contra a mesma e dizer-lhe que lha espetava", referia a acusação. 

Acrescentava que as agressões eram praticadas de forma reiterada desde inícios de 2012 até março de 2013, incluindo murros, pontapés, cabeçadas e, até, dentadas. A violência do arguido estender-se-ia também aos seus dois irmãos, de 18 e 16 anos, sempre que estes iam em socorro da mãe. Ainda segundo a acusação, num dos episódios, o arguido, depois de insultar verbalmente a mãe, agrediu-a com um murro e mordeu-lhe uma perna. 

Noutra ocasião, mordeu a cara da mãe, depois de esta o ter avisado de que, se continuasse com aquela postura, o poria fora de casa, sublinhou o MP. O arguido foi ainda acusado de ter dado bofetadas e pontapés na mãe quando esta lhe retirou as chaves de casa.

* Uma família que protege um energúmeno tem uma vida de sofrimento pela frente.

.

Sem comentários: