06/09/2013

.

HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"

Mulher de ex-presidente da Pescanova abriu conta em Portugal para desviar dinheiro para a China

A tentativa de retirar fundos de Espanha foi comunicada no dia 29 de Agosto pela Unidade de Inteligência Financeira de Portugal.


Rosário Andrade, mulher do ex-presidente da Pescanova, Manuel Fernández de Sousa-Faro, ordenou a transferência de quatro milhões de euros para um banco chinês depois da primeira denúncia por delitos societários contra o seu marido, avança o “El País”.
 
Para isso, no passado dia 29 de Maio – seis dias após ter sido dada luz verde ao seguimento do processo intentado em tribunal contra o seu marido por vários delitos de falsificação das contas da empresa e dez dias depois de a Audiência Nacional ter imposto a Sousa-Faro uma fiança superior a 350 milhões de euros - Rosário Andrade abriu uma conta bancária em Portugal, em nome de uma sociedade espanhola, Quinta do Sobreiro SL, na qual o seu marido é administrador.

Nessa conta entraram, nos passados dias 26 e 28 de Agosto, quatro milhões de euros e 236 mil euros, respectivamente, transferidos a partir da Kiwi España SA, administrada por Fernández de Sousa-Faro.

Em seguida, ordenou-se uma transferência de quatro milhões de euros dessa conta para uma outra num banco chinês, cuja titular é também Rosário Andrade, explica o “El País”.

A tentativa de retirar fundos de Espanha foi comunicada no dia 29 de Agosto pela Unidade de Inteligência Financeira de Portugal, que procedeu ao bloqueio do dinheiro – que, por isso, acabou por não chegar à China.

Depois de se saber desta possível tentativa de levantamento de bens, o magistrado espanhol Eloy Velasco decretou o congelamento de todas as contas do casal e das suas empresas no “caso Pescanova”.

Velasco pediu também às autoridades portuguesas que lhe remetessem toda a informação disponível sobre a conta aberta em Portugal e que os fundos existentes na conta sejam postos à disposição do julgado espanhol.

* Em Portugal os bancos continuam a estender a passadeira vermelha a estes vigaristas, se um cidadão puser na conta dum filho 5 mil euros tem de justificar, mas 4 milhões é outra coisa.

.

Sem comentários: