18/12/2013

.
HOJE NO

"DIÁRIO ECONÓMICO"

Europa aprova protecção 
de depósitos até 100 mil euros

Após a sua entrada em vigor, cada país deverá criar um fundo com uma contribuição das entidades financeiras equivalente a 0,8% dos depósitos cobertos.


A nova directiva, que terá que ser rectificada pelas instituições europeias, confirma a cobertura dos fundos de garantia para todos os depósitos até 100 mil euros.

Os fundos dispõem ainda de menos tempo para realizar os pagamentos: sete dias face aos 20 dias aplicados na actualidade. Permite-se, no entanto, que um país possa manter esse prazo mais largo até 2024.

Nos primeiros cinco dias de crise de um banco, o fundo deverá facilitar aos clientes afectados um dos seus depósitos suficientes para cobrir as necessidades do dia-a-dia em cada país.

Até à chegada da crise, muitos Estados-membros só contemplavam essa contribuição a posteriori, para cobrir as necessidades derivadas da liquidação de um banco.

O acordo alcançado concede um prazo de 10 anos aos bancos para alimentar um fundo que, no total, poderá somar cerca de 56 mil milhões de euros, segundo cálculos da Comissão Europeia. O Parlamento Europeu reclamava quase o dobro e os Estados-membros apenas 35 mil milhões de euros.

Bruxelas realça que os bancos não terão que manter imobilizada toda esta verba, já que 30% da contribuição poderá ser em avales ou outro tipo de títulos que se considerem aceitáveis. Por outro lados, nos países onde só operam um número reduzido de bancos, a Comissão Europeia poderá autorizar que a contribuição desça para 0,5%.

* 1oo mil euros por conta, convém referir.

.

Sem comentários: