10/12/2013

.
HOJE NO
"DESTAK"

Asma continua sem controlo no País  

No último ano, 10% das crianças entre os três e os cinco anos tiveram quatro ou mais episódios de falta de ar.

As razões são várias: falta de percepção das queixas, má adesão ao tratamento, falta de acesso aos cuidados de saúde. Seja por estes ou outros motivos, o facto é que cerca de metade dos asmáticos no País estão por controlar. Os dados são da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica que, a partir de agora, inclui também Asma na sua denominação. 
.

Mas há mais dados. E não menos preocupantes. No último ano 10% das crianças entre os três e os cinco anos tiveram quatro ou mais episódios de falta de ar. «Este valor encontra-se entre as taxas mais elevadas identificadas em países com características semelhantes a Portugal», explica ao Destak Mário Morais de Almeida, presidente da SPAIC. Por cá, acrescenta, «25% das crianças nesta idade tiveram pelo menos um episódio de falta de ar e cerca de 2,5% 12 ou mais ataques. 

E de todos estes, só cerca de um quinto tem diagnóstico de asma, o que traduz bem o problema de falta de valorização da doença desde a idade pré-escolar».

 No que se refere à taxa de internamento por asma, voltamos a ter números muito acima do desejado: «superiores a 100 por cem mil habitantes na idade pré-escolar e de 60 por igual valor na idade escolar». No adulto não vai além dos 15 por cem mil. 

 Especialistas a menos no SNS 
 Num País onde se contam já um milhão de asmáticos, a doença está sub-diagnosticada, confirma. «Continua a existir um significativo problema de falta de diagnóstico e ausência de tratamento levando à falta de controlo. Se o diagnóstico não existe, ou chega atrasado, como será possível fazer prevenção e controlar doenças que se ignoram?» 

Mudar a situação é possível, mas para isso é necessário melhorar o acesso a cuidados diferenciados dos asmáticos não controlados, referenciando para o imunoalergologista». Mas aqui há outro problema: «há menos de 100 especialistas a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde quando o seu número deveria ser de cerca de 200».

* Cenas dum país com asma

.

Sem comentários: