14/11/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DINHEIRO VIVO "

Economia cresce 0,2% e 
Portugal sai da recessão


O Produto Interno Bruto aumentou 0,2% em volume no terceiro trimestre do ano. Já na comparação homóloga, o PIB registou uma diminuição de 1% em volume no terceiro trimestre de 2013, após uma variação homóloga de -2,% observada no trimestre anterior, de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais. 


Segundo os dados divulgados hoje pelo INE, este resultado deve-se à procura interna, que apresentou um contributo menos negativo para a variação homóloga do PIB, sobretudo devido à diminuição menos acentuada das despesas  de consumo final das famílias residentes. Em sentido oposto, o contributo da procura externa líquida diminuiu, refletindo principalmente a aceleração das Importações de Bens e Serviços.

Já na comparação homóloga, a economia portuguesa continua em recessão, embora menos acentuada, com o PIB a recuar 1% no terceiro trimestre, após ter diminuído 2% no trimestre anterior, de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais.
A FÓRMULA ELOQUENTE DO PIB
Também o saldo anual da economia portuguesa deverá ser negativo, com a Comissão Europeia a prever que Portugal feche o ano com uma recessão na ordem dos 1,8% do PIB. Este será o terceiro ano consecutivo de contração. 

Segundo os dados do INE, o PIB recuou 1,3% em 2011 e 3,2% em 2012. A Comissão Europeia espera, por outro lado, que Portugal regresse ao crescimento já no próximo ano, com um aumento de 0,8% do PIB, seguido de novo crescimento em 2015, na ordem dos 1,5% do PIB.

Em agosto, o INE divulgava que a economia nacional cresceu 1,1% no segundo trimestre, superando todas as expectativas, que apontavam para uma subida máxima de 0,6%.

O crescimento da economia portuguesa vai ao encontro das expectativas, que apontavam para um crescimento entre os 0,2% e os 0,5%.

Também na zona euro a economia avançou 0,1%, enquanto no conjunto da União Europeia aumentou 0,2%, com as duas maiores economias, Alemanha e França, a desacelerarem.

 O PIB alemão aumentou 0,3% no terceiro trimestre, depois de ter aumentado 0,7% no trimestre anterior. Já a economia francesa contrariou as expectativas, contraindo 0,1% no mesmo período.

* Um título tão positivo para uma notícia da treta, confira os destaques e os valores ridículos.

.

Sem comentários: