07/11/2013

.


HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Margarida Rebelo Pinto criticada na Net

Margarida Rebelo Pinto é, esta quinta-feira, o principal alvo da ira dos cibernautas portugueses. A escritora disse sentir "repulsa" por quem se manifesta contra o Governo e recebeu uma onda de críticas nas redes sociais.

As redes sociais em Portugal nunca foram muito "amigas" de Margarida Rebelo Pinto. A autora é, volta e meia, severamente criticada online por alguma coisa que diga ou que faça e até deixou de ter página no Facebook. O mais recente episódio de desamor entre a escritora e os cibernautas portugueses está a desenrolar-se esta semana, com a publicação no Youtube de um vídeo da passagem da autora por um programa informativo da RTP, onde a mesma comentou a atualidade.

No vídeo em questão, Margarida Rebelo Pinto garante sentir "repulsa" por quem se manifesta contra o Governo, estando "profundamente triste" com a "falta de civismo" e de "responsabilidade civil" de quem "interrompe o trabalho" de quem governa para protestar.

Para a escritora, os protestantes mostram "falta de inteligência e de memória" ao protestarem, pois não é este governo o "responsável pela ultraprecária situação económica que Portugal vive neste momento". "Portugal é um bocado assim. De repente, todos achávamos que éramos ricos e tínhamos imensos recursos. Eu também tive cortes. Todos temos de aprender a ganhar menos", continua. 

Também as taxas moderadoras foram alvo do escrutínio de Margarida Rebelo Pinto, que concorda com elas. "Toda a gente fica chocada com as taxas moderadoras. Eu acho muito bem que sejam aplicadas. Esta coisa de usar todos os serviços e mais alguns e não estar disposto a pagar...", sublinha a autora. 
EXCELENTE CALIGRAFIA

Algumas versões encurtadas do vídeo começaram a surgir pouco depois e têm sido muito partilhadas nas redes sociais, que não falam de outra coisa. As declarações surgem numa altura em que a escritora está prestes a lançar um novo livro e tem um filme inspirado noutra obra sua na calha, motivos que também são usado por alguns para criticar a sua intervenção, encarada como uma "publicity stunt". 

Na Internet, nada se esquece e, como tal, e a par com as partilhas do vídeo, têm ressurgido algumas crónicas polémicas da escritora. A última das quais causou muito burburinhopouco mais de um ano (apesar de datar de 2010) e chama-se "As gordinhas e as outras", assunto que levou, até, à criação de algumas páginas "Anti Margarida Rebelo Pinto", que ganharam novo fôlego nas últimas horas.  

* A sra. D. Margarida é escritora duma literatura menor com vendas assinaláveis o que não espanta neste país, basta ver as audiências da casa dos bacocos.
Ela lá terá as suas razões para gostar do governo e os portugueses para a criticar. 
Porque lhe compram os livros? Leiam Eça de Queiroz!

.

Sem comentários: