08/10/2013


HOJE NO
" O PRIMEIRO DE JANEIRO"

AHRESP lança novo alerta para o IVA da restauração 
Mais de 1700 empresas 
podem encerrar em 2014 

Mais de 1700 empresas afirmam estar a ponderar o encerramento dos seus estabelecimentos em 2014 se a taxa de IVA nos serviços de alimentação e bebidas se mantiver nos 23%, segundo dados divulgados hoje pela AHRESP. 


A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) deu hoje a conhecer, em comunicado, as principais conclusões do inquérito ao emprego que fez aos seus associados, entre 15 e 30 de setembro, no âmbito do qual recebeu um total de 3180 respostas. 

 Segundo a associação, manter o IVA na taxa máxima de 23% nos serviços de alimentação e bebidas leva 55,9% das empresas inquirida (cerca de 1777 empresas) a ponderarem o encerramento dos seus estabelecimentos no próximo ano”. Entre as empresas que ponderam manter a sua atividade, 35,8% admitem reduzir os postos de trabalho.

 Se o IVA for reposto na taxa intermédia de 13%, metade das empresas admite aumentar os seus níveis de emprego no próximo ano. 

A AHRESP refere que a decisão sobre a taxa de IVA “está nas mãos” do primeiro-ministro, afirmando que, "com certeza", Pedro Passos Coelho, "saberá ponderar e decidir a favor da competitividade e sustentabilidade da oferta turística", bem como da recuperação das empresas e dos seus postos de trabalho. 

* Se a AHRESP confia na ponderação de Passos Coelho é melhor aconselhar os associados a fechar.

.

Sem comentários: