24/10/2013

.

 HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

PSD acolhe com "alguma estranheza"
.declarações de ministro angolano

O PSD disse hoje ter acolhido com "alguma estranheza" as declarações de quarta-feira do ministro das Relações Exteriores angolano, que disse que o país deixou de considerar prioritária a cooperação com Portugal.

FICAMOS ESCLARECIDOS
"Vamos tentar compreender se neste momento há algum tipo de situação que incomode Angola para além daquilo que é público", declarou o deputado social-democrata António Rodrigues no parlamento.
Falando aos jornalistas no final de uma reunião da bancada parlamentar do PSD, o deputado diz que "nada justifica" a observação do ministro angolano e "é naturalmente bom para os dois países" e para os cidadãos que haja boas relações entre os dois estados.

António Rodrigues diz que a entrevista do ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) Rui Machete é um "pretexto apenas" para a polémica, deixando no ar que há "interesses de pessoas" e de outros países em acentuar algum mal-estar entre Portugal e Angola.

Angola deixou de considerar prioritária a cooperação com Portugal, anunciou em entrevista à Televisão Pública de Angola (TPA) o ministro das Relações Exteriores angolano, que elegeu a África do Sul, China e Brasil como alternativas.
A MATILHA

"Angola vai olhar para outros horizontes e vai pensar a sua política externa com outras prioridades. Temos outros parceiros também ou muito mais importantes", salientou Georges Chikoti.
Quanto à realização da primeira cimeira luso-angolana, inicialmente prevista para o final deste ano e adiada para Fevereiro de 2014, o chefe da diplomacia angolana disse não ter "muita certeza" sobre a sua realização.
RUMO À AV. DA LIBERDADE

Em meados de Setembro, o ministro dos Negócios Estrangeiros português pediu desculpa a Luanda por investigações do Ministério Público português a empresários angolanos.
Rui Machete disse à Rádio Nacional de Angola (RNA) que as investigações não eram mais do que burocracias e formulários referentes a negócios de figuras do regime angolano em Portugal.

* São "bafos de onça" mas perigosos, existem milhares de cooperantes portugueses em Angola a serem explorados e sobre os quais pode haver retaliações, mas a "lavandaria portuguesa" é excelente para os sobas angolanos e a av. da Liberdade nem se fala!

.

Sem comentários: