03/07/2013

"RECORD"

.

HOJE NO
"RECORD"

Automóvel Clube de Portugal 
processa Rui Moreira

A direção do Automóvel Club de Portugal (ACP) anunciou esta quarta-feira a decisão de "acionar judicialmente" o candidato independente à Câmara do Porto, Rui Moreira, devido a declarações feitas no domingo sobre o Rali de Portugal no Norte.

"Atento o caráter gravemente atentatório da reputação e imagem do ACP e da respetiva atividade, será em tribunal que Rui Moreira explicará devidamente quais os reais motivos que levaram a referir-se da forma que o fez ao ACP e à sua gestão", disse à Lusa a direção daquela entidade, um dia depois de ter anunciado desistir do projeto de transferir para o Norte o Rali de Portugal devido ao "comportamento da Câmara do Porto e dos seus candidatos" às eleições autárquicas.

"No seguimento das declarações prestadas aos órgãos de comunicação social no passado domingo pelo candidato à presidência da Câmara do Porto, Rui Moreira, acerca do ACP e da organização do Rali de Portugal, a direção do Automóvel Club de Portugal comunica que irá acionar judicialmente o autor das referidas declarações", revelou esta quarta-feira a direção do promotor da prova, em comunicado enviado à Lusa.

No domingo, em declarações ao Porto Canal, Moreira acusou o presidente do ACP, Carlos Barbosa, de "fazer contas à moda do ACP" depois de, no sábado, este se ter referido ao candidato independente e ao candidato do PS, Manuel Pizarro (a quem por lapso chamou Bizarro) como "um bando de garotos", escreve esta quarta-feira o jornal "Público".

"Neste momento, se me perguntar, não vai haver rali no Norte porque os candidatos andam a brincar, menos o Luís Filipe Menezes que foi o único que escreveu e que disse. Os outros amuaram porque ele escreveu, os outros irritaram-se... É um bando de garotos", afirmou Carlos Barbosa à Porto Canal, de acordo com o "Público".

Em reação a estas declarações, Moreira acusou Barbosa de querer "interferir na campanha eleitoral do Porto" e de não compreender a preocupação da sua candidatura "com as contas à moda do Porto".

"[No Porto] antes de dizerem que querem uma coisa gostam de saber quanto custa e quanto rende. Como ele faz contas à moda do ACP não entende essa preocupação", observou o candidato independente, num vídeo disponível na página oficial da candidatura de Moreira no Facebook a que a Lusa teve acesso.

Moreira considerou "grosseiras" as declarações do presidente do ACP observando que este "seguramente a seguir ao almoço estava entusiasmado".

"Nunca tentou falar comigo e tem o meu número de telemóvel. Sabendo que ele queria falar, entrámos em contacto com a assistente dele, mas não houve contacto", vincou.

O presidente da autarquia, Rui Rio, explicou, há duas semanas, que não desejava condicionar o seu sucessor com um compromisso para três anos.

A candidatura do PSD disse na quinta-feira à autarquia ter garantido financiamento privado para o Rali de Portugal voltar ao Norte entre 2014 e 2016 e na sexta-feira os candidatos independente e do PS à Câmara do Porto afirmaram que Menezes devia revelar quem eram os patrocinadores para a autarquia assinar o acordo com o ACP.

* O verão aquece...

.

Sem comentários: