29/07/2013

.

HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Apple acusada de abusar 
de trabalhadores na China

Fábrica de um dos fornecedores da empresa norte-americana é acusada de contratar menores, violar os contratos e obrigar a horas de trabalho excessivas. Apple já teve que lidar com queixas semelhantes no passado. 
Segundo o China Labor Watch (com sede em Nova Iorque), a Pegatron Corp. está a violar os direitos dos trabalhadores nas suas fábricas em Xangai e Zuzhou. A Pegatron, que faz a montagem dos iPads e iPhones, está a obrigar os trabalhadores a fazer horas extraordinárias sem direito a pagamento (horário médio é de 67 horas), além de não apresentar as melhores condições de trabalho, violando a lei chinesa. 


"As fábricas da Pegatron estão a violar um número elevado de leis internacionais e chinesas, assim como o próprio código de conduta e responsabilidade social da Apple", diz o relatório da organização não governamental China Labor Watch. A Pegatron, uma empresa de Taiwan, prometeu investigar o caso e tomar as medidas necessárias. 

A Apple diz ter realizado 15 auditorias às fábricas da Pegatron desde 2007, que envolveram mais de 130 mil trabalhadores, para garantir as melhores condições de trabalho. A companhia diz que tem estado em contacto com a China Labor Watch para colmatar alguns problemas. "Este último relatória apresenta queixas que são novas para nós e vamos investigá-las imediatamente", disse a empresa.
No passado, a Apple já teve de enfrentar denúncias semelhantes referentes a outro dos seus fornecedores, a Foxconn. O caso teve maior impacto devido ao número de suicídios dos trabalhadores das fábricas. Segundo o diretor executivo da China Labor Watch, Li Qiang, "a nossa investigação mostra que as condições de trabalho nas fábricas da Pegatron são ainda piores que as das fábricas da Foxconn". 

* A empresa da maçã "abocanhada" só finge que se importa com estas situações quando o  ruído já é grande. A empresa da maçã "abocanhada" sabe muito bem que os donos da Pegatron são tão "antropófagos" como os de outras mega- empresas instaladas na China, já que quem lhes ensinou a "comer" chineses foi o próprio governo. Chega de hipocrisia.

Sem comentários: