21/06/2013

.
HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"

Chamada de emergência e 
112 obrigatórios em 2015 nos 
automóveis novos

A Comissão Europeia quer tornar obrigatória a instalação do serviço automático de chamada de emergência em todas as viaturas novas, a partir de 1 de Outubro de 2015.
 
ONDE ESTÁ O 112 DA POBREZA?
Do mesmo modo, o número de emergência europeu 112 deverá ser adoptado, sendo suprimidos, por consequência, os sistemas de recepção de chamadas já existentes.
As recomendações da Comissão destinam-se, no primeiro caso, aos construtores, e no segundo aos Estados-membros.

Em caso de acidente, o serviço de emergência, que adopta a designação ‘eCall’, deverá poder ser activado manualmente (premindo um botão específico), ou automaticamente sempre que se verifique o disparo de ‘airbag’ ou uma tensão mais forte na segurança do veículo.

Estas medidas correspondem aos sistemas já propostos actualmente por vários construtores, como o grupo PSA (Peugeot Citroen), Volvo ou ainda a BMW, nos seus veículos equipados com sistemas de urgência.

Por sua vez, todas as chamadas de emergência do ‘eCall’ deverão passar a ser recepcionadas pelos serviços públicos de cada Estado-membro, o que significará a extinção das actuais plataformas privadas de recepção.

Os custos de implementação destes serviços serão da responsabilidade de cada país.

* Erradicar a pobreza é a verdadeira emergência. O custo desta medida desvia dinheiro do combate à exclusão e vai beneficiar industriais alemães e franceses.

.
.

Sem comentários: