11/06/2013

.
  HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Ex-colaboradores delatam 
genro do rei de Espanha

Os mais recentes testemunhos de três antigos colaboradores de Iñaki Urdangarin perante o juiz de Palma de Maiorca agravaram as suspeitas que pesam sobre o genro do rei de Espanha. 

Por um lado, Robert Cockx, que supostamente atuou como testa de ferro, admitiu ter facilitado ao duque de Palma uma conta na Suíça para este receber 375 mil euros.

Quanto a Mário Sorribas, antigo amigo próximo de Urdangarin, e representante deste na empresa Aizoon (detida em partes iguais pela infanta Cristina e pelo marido), garantiu que a sociedade não tinha quaisquer trabalhadores reais, o que reforça a tese de que se tratava de uma empresa "fantasma", utilizada para branquear dinheiro. 

Finalmente, Miguel Zorío, dono de uma agência de comunicação, admitiu perante José Castro ter falsificado uma fatura para que o ex-jogador de andebol pudesse cobrar 240 mil euros da parte da Generalitat Valenciana. 

O caso Urdangarin está prestes a atingir também a atual presidente da Câmara de Valência, Rita Barberá, e o anterior presidente daquela comunidade, Francisco Camps, investigados por terem pago ao genro de Juan Carlos mais de um milhão de euros de forma indevida.
No total, são mais de 300 os casos os detentores de cargos públicos acusados de corrupção em toda a Espanha, o que representa perdas de mais de 1.200 milhões de euros para as arcas públicas.

* As casas reais nunca foram santuários de pureza mas estes delatores também encheram os bolsos...

.

Sem comentários: