24/06/2013

.
HOJE NO
"i"

Ex-administradora da Gebalis fez 15 viagens ao estrangeiro em 22 meses

A ex-administradora da Gebalis, empresa municipal de gestão dos bairros municipais de Lisboa, Clara Costa, acusada de peculato e de administração danosa, disse hoje em tribunal que, nos 22 meses de funções, fez 15 viagens em trabalho ao estrangeiro.

Entre 2006 e 2007 - período em que esteve no cargo -, Clara Costa assumiu a realização das 15 viagens "sempre ao serviço da Gebalis", pagas com os dois cartões de crédito da empresa, os quais, em conjunto, tinham um "plafond" mensal de 12.500 euros.

A ex-gestora, o ex-presidente da Gebalis Francisco Ribeiro e outro ex-administrador, Mário Peças, terão, alegadamente, feito despesas de cerca de 200 mil euros utilizando os cartões de crédito atribuídos pela empresa para adquirir objetos de usufruto pessoal - como bens de luxo, DVD, CD e livros -, refeições, prendas e viagens.
Em 2006, quando os três arguidos assumiram funções, a Gebalis tinha um passivo de 20 milhões de euros e receitas entre os 17 e os 20 milhões. Um ano depois, o passivo era de 25 milhões de euros.

Segundo o Ministério Público (MP), os três administradores terão gastado, entre 2006 e 2007, mais de 80 mil euros em viagens.
Em relação às deslocações ao estrangeiro - Londres, Belfast, Barcelona, Sevilha, Cracóvia, Dublin, Marraquexe, Copenhaga, Roma, entre outros destinos -, a ex-administradora, assegurou que foram todas "ao serviço" da Gebalis, nomeadamente para receber "formação", estar presente em "feiras internacionais" ou participar em "conferências".

Sobre a viagem a Marraquexe, Clara Costa explicou ao coletivo de juízes da 5.ª Vara Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça, que pagou uma diária de 380 euros devido ao facto da marcação do hotel "ter acontecido muito em cima da hora".
Além disso, frisou que "60 a 70% das viagens" foram realizadas em companhias de baixo custo (low cost).

A ex administradora acrescentou que, inicialmente, as deslocações eram feitas por decisão da própria, e que só mais tarde passaram a ter de ter também o aval de um dos outros dois administradores.
Sobre o uso dos cartões de crédito da Gebalis, Clara Costa esclareceu que não havia um limite imposto para gastos mensais, a não ser o próprio plafond do cartão e o "bom senso".

Na sessão de hoje - a segunda em que foi ouvida -, a arguida reiterou que os almoços e os jantares pagos com o cartão de crédito da empresa "foram sempre em trabalho", e que os DVD, CD e livros, também comprados com recurso ao cartão de crédito da Gebalis, faziam parte de um projeto para a criação de "uma videoteca" para sessões de cinema e tertúlias com os colaboradores.
Mário Peças, o outro administrador, manteve-se hoje em silêncio, e só irá prestar declarações após a produção de prova da acusação.

A próxima audiência de julgamento está agendada para a manhã de 02 de julho, com a presença dos peritos da Polícia Judiciária.

* Getachos..

.

Sem comentários: