17/05/2013

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Museus perdem visitas

Menos três mil visitantes por mês durante o primeiro trimestre de 2013

Os museus nacionais registaram uma diminuição de 1,8 por cento no número de visitantes no primeiro trimestre do ano, em comparação com o período homólogo de 2012. Nos três primeiros meses de 2013, foram aos museus tutelados pela Direção--Geral do Património Cultural (DGPC) 512 614 pessoas, uma redução de 9564 visitantes em relação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, menos três mil pessoas por mês.

 Fonte da DGPC desvaloriza a quebra, explicando que "a variação pode apenas traduzir uma diminuição do turismo nesta época", até porque a tendência é contrária à verificada globalmente no ano passado.
Comparando os números de 2011 e 2012, houve uma subida de 1,5% (mais 14 282) nas visitas, sendo que o Museu dos Coches continuou à frente das preferências, ao receber uma média de 200 mil visitantes por ano.
Em vésperas da comemoração do Dia Internacional dos Museus, que se assinala amanhã, os museus nacionais vão voltar a abrir as portas gratuitamente e, "contra ventos e marés", prometem continuar a ser "garantia de salvaguarda da memória coletiva" de Portugal, afirma Isabel Cordeiro, diretora-geral do Património Cultural.
"As circunstâncias atuais são o que são. Temos de as tentar ultrapassar. Não devemos ceder perante as dificuldades e os museus têm dado mostras de que são capazes de o fazer", acrescenta a mesma responsável.
Recorde-se que, com os palácios e monumentos, a DGPC tem outro problema: de 2011 para 2012, houve uma redução de visitantes na ordem dos 2 por cento, com menos 65 505 visitantes (5458 pessoas por mês). 

* A redução pode ser devida até ao clima menos propício para passear mas deve preocupar. Os museus estão "tesos" não têm verbas para se promover, a cultura é sempre o enteado mais pobre.

.

Sem comentários: