22/05/2013

.
HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Portugal no destino de cerca de 
270 vítimas de tráfico por ano

Todos os anos são traficadas entre 250 a 270 pessoas que têm Portugal como destino, trânsito ou origem, mais do triplo dos dados oficiais, revela um relatório do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, apresentado esta quarta-feira. 

De acordo com os dados do relatório "A Proteção dos Direitos Humanos e as Vítimas de Tráficos de Pessoas -- Rotas, Métodos, Tipos de Tráfico e setores de atividade em Portugal", "a dimensão do fenómeno do tráfico em Portugal é superior ao sugerido pelas estatísticas oficiais".
Segundo o Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), os números reais e totais sobre o fenómeno de tráfico de seres humanos não são conhecidos já que na elaboração das estatísticas oficiais não são incluídos os casos sinalizados pelas Organizações não-Governamentais (ONG) e também porque há um "défice de investigação sobre o tráfico em Portugal".

"É possível estimar que o limite mínimo do número de vítimas traficadas anualmente tendo Portugal como destino, trânsito e origem é de 250 a 270 vítimas, ou seja mais do triplo dos dados oficiais relativos a vítimas sinalizadas", lê-se no relatório.

Números que o IEEI sustenta com os dados oficiais que não são incluídos nas estatísticas, com os casos sinalizados pelas ONG, mas que não são reportados via Guia de Sinalização (GS), com os dados fornecidos por vítimas entrevistadas sobre outras vítimas e com os dados de organizações internacionais sobre vítimas que passaram por Portugal.

O relatório mostra, por outro lado, que a maior parte das vítimas (70%) são oriundas de regiões fora da Europa, principalmente de África (44%), América do Sul (13%) e Ásia (13%), com nacionalidade predominantemente nigeriana (28%), brasileira (12%), ganesa (12%), romena (10%), portuguesa (9%) e tailandesa (9%).

* Trágico!

.

Sem comentários: