15/05/2013

.
HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Rastreio no dia do Euromelanoma 
detetou nove casos de tumor

O IPO-Porto realizou, esta quarta-feira, no âmbito do Dia do Euromelanoma, mais de uma centena de rastreios tendo detetado nove casos com tumores da pele e quatro com lesões suspeitas de malignidade. 
"Das 110 observações registadas, foram detetados dois casos de melanoma, quatro lesões suspeitas de melanoma, um carcinoma espinocelular, quatro carcinomas baso celulares e dois síndromes de nevos atípicos a merecer vigilância apertada no Instituto", refere comunicado do Instituto Português da Oncologia.
Para Matilde Ribeiro, coordenadora da Clínica de Pele do IPO-Porto, "esta foi uma das campanhas de rastreio em que se detetaram mais casos de lesões na pele".
São ações como esta que "sensibilizam a população para a necessidade de proteção constante e rastreios regulares", acrescenta a especialista.
À semelhança de anos anteriores, o IPO-Porto juntou-se ao Euromeloma, uma campanha pan-europeia que envolve 29 países com o objetivo de informar e sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce do Cancro da Pele.
A Clínica de Pele providenciou já o seguimento dos casos detetados no IPO-Porto. 

* Fujam dos solários

.

Sem comentários: