08/04/2013

.
HOJE NO

"DIÁRIO ECONÓMICO"

Gaspar dá ordem para acelerar 
orçamento rectificativo 

Vítor Gaspar deu hoje indicações aos ministérios e serviços para acelerarem a elaboração do orçamento rectificativo.

"Dada a falta de provisão orçamental, os serviços estão a acelerar o orçamento rectificativo para poder fazer o pagamento dos subsídios", disse ao Económico uma fonte do Executivo. Perante o chumbo do TC, o Governo terá que devolver a parte dos subsídios de desemprego e doença que reteve desde Janeiro deste ano e vê-se ainda obrigado a pagar subsídio de férias a funcionários públicos e pensionistas.

O orçamento rectificativo já tinha sido admitido pelo Governo para acomodar a nova meta do défice e as medidas adicionais de corte da despesa previstas no plano de contingência para fazer face a desvios este ano e que somavam 500 milhões de euros. O acórdão do TC, que superou o pior cenário do Governo, e provocou um rombo de 1,3 mil milhões de euros levou o Governo a acelerar os trabalhos do rectificativo.

* Esta sensação de tarefa urgente só se deve a uma espécie de "analfabetismo constitucional" de que é responsável o funcionário "extra" da troika Vítor Gaspar. Se fosse verdadeiramente português teria lido a constituição e redigido o orçamento de outro modo e saberia ter negociado doutra maneira o pagamento da dívida. Como é hábito sai do bolso do tuga o pagamento da rectificação escusada do orçamento!

.

Sem comentários: