08/04/2013

.
HOJE NO

"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Meio milhar de estudantes 
fechados na FEUP
Olimpíadas da Criatividade

Meio milhar de estudantes portugueses vão enclausurar-se na próxima sexta-feira, e até domingo, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para a final nacional das ‘Olimpíadas da Criatividade’, os melhores vão à final internacional nos EUA.

As Olimpíadas da Criatividade têm como objetivo fundamental “incentivar o pensamento criativo, crítico e analítico dos jovens e adolescentes do 4º ao 12º ano de escolaridade” e organizam-se em quatro modalidades: Casos, Comunidade, Arte e Escrita, lê-se na descrição geral do projeto.

Os 500 estudantes participantes na final nacional das Olimpíadas da Criatividade frequentam desde o 4.º ao 12.º ano de escolaridade e vão ser estimulados a trabalhar em equipas constituídas por quatro pessoas, depois desafiados a competir por escolas e depois terão de trabalhar individualmente as modalidades de escrita e arte. “As atividades propostas neste concurso apelam à criatividade, à resolução criativa de problemas e à responsabilidade pessoal pelo futuro coletivo - pensamento futurista”, refere o mesmo documento.

Promover o desenvolvimento da criatividade e da inteligência emocional, enquanto competências chave para o sucesso pessoal e profissional e saber agir de forma criativa, com a capacidade de resolução de problemas e com a implementação da mudança, são outros dos objetivos das Olimpíadas da Criatividade.

As Olimpíadas de Criatividade funcionam sob a lógica de eliminatórias. Primeiro fez-se à dimensão regional, a dimensão nacional decorre na próxima sexta-feira, sábado e domingo. O processo culmina com a escolha das equipas que vão representar Portugal no evento internacional, que decorre anualmente nos Estados Unidos da América (EUA). A Universidade do Porto (UP) acolhe pela primeira vez as Olimpíadas de Criatividade. As Olimpíadas da Criatividade são uma iniciativa promovida em Portugal pelo Torrance Center da Universidade da Geórgia em parceria com a UP.

* Uma boa iniciativa!

.

Sem comentários: