19/04/2013

.
HOJE NO

"CORREIO DA MANHÃ"

Brasil acusa EUA e UE de minarem FMI

O ministro brasileiro das Finanças acusou nesta sexta-feira os EUA e a União Europeia de colocarem em perigo "a legitimidade e credibilidade" do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao bloquearem reformas que reforçariam o peso dos países emergentes na instituição.

Segundo um discurso a ser realizado no sábado, mas obtido hoje pela AFP, o ministro brasileiro Guido Mantega afirma que "os principais acionistas da instituição jogam, talvez sem se aperceberem, com a legitimidade e a credibilidade do FMI. A América é incapaz de colocar em prática as reformas previstas e a Europa é-lhe hostil".
 Adicionalmente, Mantega criticou os EUA por serem "incapazes" de ratificar a reforma da governação do FMI votada em 2010 e suspensa por falta de aprovação do Congresso.
"Até há pouco, os Estados Unidos desempenharam um papel construtivo no processo de reforma, mas bloqueiam agora a sua implementação", refere o discurso do ministro.
Por outro lado, segundo Mantega, os europeus limitam a reforma do modo de cálculo dos recursos permanente do fundo, que determinam o peso e direito de voto de cada país junto da instituição sediada em Washington.

* Técnicamente o FMI é uma ficção que dá empregos chorudos a académicos tecnocratas de alguns países. Não tem dinheiro, funciona com o dos grandes bancos e apesar disso toma decisões na sua grande maioria bem penalizantes nos países em que intervém e são esses que mais pagam, através das dívidas que contraem, para a vida de luxo dos seus funcionários.
É uma espécie de "Tribunal do Santo Ofício" da finança.

.

Sem comentários: