17/04/2013

.
HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Sociedade de transplantação satisfeita com cirurgia inédita em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Transplantação congratulou-se com o duplo transplante cruzado de rins com dadores vivos, efetuado, esta quarta-feira, pela primeira vez em Portugal, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
"Todos os doentes - dadores e recetores - encontram-se muito bem", disse, esta quarta-feira, o CHUC, no final da intervenção, sublinhando que a "complexa operação" implicou "colheitas de rins, em simultâneo, em dadores vivos, de imediato implantados em recetores cruzados, também em simultâneo". 
 A intervenção, que demorou mais de seis horas, envolveu 12 cirurgiões, quatro anestesiologistas, 12 enfermeiros e quatro técnicos, com recurso a quatro salas de operações em simultâneo.
"A SPT congratula-se com os primeiros transplantes renais cruzados efetuados ao abrigo do Programa Nacional de Doação Renal Cruzada. Este programa foi criado através da portaria nº 802/2010 de 23 de agosto, com o objetivo de dar uma alternativa que permita ultrapassar a limitação à doação em vida no caso haver incompatibilidade imunológica entre dador e recetor", revela a nota da SPT.
Aquela sociedade portuguesa diz ainda que, como refere a portaria, "a doação renal cruzada constitui uma alternativa que permite ultrapassar esta limitação, oferecendo aos doentes com insuficiência renal crónica a possibilidade de transplante mediante troca de rins entre dois ou mais pares dador-recetor, de maneira a que cada um dos recetores receba um rim adequado e os dadores realizem o seu desejo de doação".
"Por coincidência, os primeiros dois pares transplantados hoje foram estudados no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. A SPT faz votos de que estes transplantes sejam seguidos por mais transplantes ao abrigo deste programa e deseja as maiores felicidades a todos os envolvidos: dadores de rim, doentes transplantados e equipas clínicas", conclui.
O cirurgião Alfredo Mota coordenou a equipa de 32 profissionais que, entre as 8,30 e as 15 horas desta quarta-feira, procederam à colheita e implantação simultânea de rins, intervenção que exige "uma coordenação de equipa perfeita e meios humanos com muita experiência na transplantação renal", salienta um comunicado do CHUC.
Diretor do serviço de urologia e transplantação renal do CHUC, Alfredo Mota considera que este tipo de intervenções constitui "um avanço para o país, colocando-o na linha da frente a nível internacional e com maior oportunidade de aumento de transplantes renais". 
 Sublinhando que "foi a primeira vez que esta cirurgia foi realizada em Portugal", o presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Martins Nunes, afirmou que esta operação é "um orgulho para a medicina portuguesa".
A transplantação é uma das áreas de excelência do CHUC, que detém o primeiro lugar a nível nacional de transplante renal, com 120 transplantes em 2012. 

* Só com profissionais de excelência é que estas intervenções se fazem

.

Sem comentários: