22/03/2013

.
HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

GNR sinaliza mais de 28 mil 
idosos sozinhos ou isolados 

A GNR identificou 28.197 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país, mais 5.196 do que na operação "Censos Sénior" realizada no ano passado, anunciou hoje aquela força de segurança. 

Dos 28.197 idosos sinalizados pela GNR, 19.455 vivem sozinhos e 6.565 residem em locais isolados, adianta uma nota do comando-geral da Guarda Nacional Republicana.
Os militares da GNR identificaram também 2.177 idosos a viverem sozinhos e isolados.

A GNR sinalizou ainda 441 idosos que necessitaram de acompanhamento por parte de instituições de apoio social locais.
No âmbito da operação "Censos Sénior", que se realizou em todo o país entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro, a GNR registou um aumento de 22,6 por cento de idosos a viver sozinhos ou isolados em relação ao ano passado, quando foram sinalizados 23.001.
A operação teve por objetivo a atualização do registo dos idosos que vivem sozinhos ou isolados e a identificação de novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo.

Segundo a GNR, o processo de sinalização dos idosos foi feito através do preenchimento de uma "ficha de residência", que permitiu a recolha dos elementos necessários para a elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências e que visa a posterior realização de um patrulhamento orientado para aquela população específica.

Em paralelo com a operação "Censos Sénior", os militares da GNR desenvolveram também ações no âmbito do "Programa Residência Segura", que tem com o objetivo a georreferenciação de residência isoladas para "uma melhor localização em caso de ocorrência ou emergência".
Segundo a GNR, a este programa aderiram 14.642 proprietários de residências.

* Uma excelente acção de proximidade da GNR

.

Sem comentários: