22/03/2013


HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Em Fevereiro e comparando com o mês anterior 
Consumo regista ligeira melhoria 

 O consumo privado e a atividade económica registaram uma melhoria em fevereiro comparativamente ao mês anterior após mais de dois anos consecutivos de quedas mensais, de acordo com os indicadores de conjuntura divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP). 
CARREGADINHO DE NADA
 O BdP assinala que "em fevereiro de 2013, quer o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da atividade económica quer o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial do consumo privado registaram uma melhoria relativamente ao mês anterior". Nos indicadores de conjuntura do Banco de Portugal (BdP) hoje divulgados, o indicador coincidente do consumo privado apresentou uma diminuição homóloga de 4,2% em fevereiro (4,6% em janeiro), enquanto a confiança dos consumidores – medida pela Comissão Europeia - se manteve estável. 

Por sua vez, o indicador coincidente da atividade económica – que acumula quedas desde março de 2011 - caiu 1,5% em fevereiro, uma descida, ainda assim, menos acentuada do que a de janeiro, de 1,7%. 

 No que se refere à procura interna, o Banco de Portugal adianta que quer o consumo privado quer a FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) apresentaram uma redução menos acentuada no quarto trimestre (-5,3% e -13,2%, respetivamente) enquanto o consumo público "registou uma queda semelhante à observada no trimestre anterior (-4,7%)". 

* 0,04% é o quê???? 40 cêntimos por cada 100 euros

Sem comentários: