22/03/2013

ANA CRISTINA PEREIRA

.



Religar 


Cavaco Silva não tinha dito que 2013 tinha de ser o ano da inversão da espiral recessiva? 

Os vizinhos da frente estão em festa. Cantam que nem doidos. Merengue, isto é merengue. Estão nisto deste que acabou a lei seca.

Já havia protestos dos donos das lojas de bebidas alcoólicas. Dez dias sem álcool e sem armas de fogo.
Acabou o luto nacional. O corpo de Hugo Chávez está lá em cima, no Quartel da Montanha, onde tudo começou, há 21 anos, quando dirigiu o golpe contra Carlos Andrés Pérez. O corpo de Hugo Chávez está na "Flor dos Quatro Elementos" depois de dez dias em câmara ardente na Academia Militar.

Aproveito a vigília forçada pela alegria da vizinhança para ler notícias de Portugal. Até fico com comichões. Cavaco Silva não tinha dito que 2013 tinha de ser o ano da inversão da espiral recessiva?
Se a música não estivesse tão alta, talvez eu conseguisse dizer algumas das coisas que me fazem nós nas costas. Já passaram para a Shakira, já cantam "louca, louca, louca". E tanto que esta cantoria me surpreende, apesar de tantas e tantas vezes já ter estado neste país.

O Presidente da República de Portugal reconhece que os níveis de desemprego "são dramáticos". Diz que é preciso ter flexibilidade, ter em conta o impacte. Não, não encontro relatos de um discurso pungente sobre o impacte na vida das pessoas. Só referência ao impacte nas despesas da Segurança Social, ao impacte na receita fiscal, em suma, nas contas públicas. Às vezes, parece que não tive tempo suficiente em Portugal para o perceber. Talvez nunca se esteja tempo suficiente no nosso país para o perceber. Talvez uma vida inteira não chegue. 

Nos últimos dias, ouvi muitas vezes dizer: "Amo o meu Presidente". Uns amam, outros odeiam, é certo. Todos sentem, em qualquer caso. E nós?
Dizia-me um agente imobiliária, activo apesar dos seus 70 anos, que está a gostar de ver a maneira como as pessoas, na Europa, estão a sair para as ruas, de algum modo, a religar-se à luta pelo bem comum. Usou a expressão "religare". Essa é a origem da palavra religião, segundo Lactâncio. Será?

Jornalista do Público

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
17/03/13

.

Sem comentários: