21/02/2013

. .
HOJE NO

"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Carne de cavalo: 
Jerónimo Martins diz que Recheio 
já tinha retirado lasanhas do mercado 

As lasanhas da Euroshopper, que a ASAE apreendeu por conterem vestígios de cavalo, estiveram à venda no grossista Recheio Cash&Carry que já as tinha recolhido antes da operação de fiscalização, esclareceu hoje a Jerónimo Martins.
A ASAE - Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica anunciou hoje que apreendeu 12.410 embalagens de lasanha de bovino, "contendo carne de cavalo", rotulado com a marca Euroshopper, numa cadeia de distribuição.

Em comunicado, a Jerónimo Martins garantiu que o produto nunca esteve à venda na cadeia Pingo Doce, mas apenas na rede grossista Recheio Cash&Carry, o qual após "a notificação emitida pelo Sistema Comunitário de Alerta Rápido para Alimentação (RASFF), que referia a suspeita de fraude" relativamente à lasanha, foi retirada do mercado pelo Recheio. "Com base na identificação do fornecedor constante da referida notificação, o Recheio procedeu de imediato, de forma totalmente voluntária, à recolha centralizada do produto, que deixou de estar à venda nas 38 lojas da cadeia".

De acordo com a Jerónimo Martins, "o produto recolhido foi isolado nos dois principais armazéns de congelados do grupo, tendo ficado aí bloqueado". "Foi nos nossos armazéns, e não em qualquer das nossas lojas, que a ASAE encontrou o produto em questão, uma vez que este já se encontrava retido do circuito de comercialização por nossa iniciativa", adiantou a Jerónimo Martins.

"O produto lasanha de carne da marca Euroshopper não é comercializado pela companhia Pingo Doce não se encontrando, pois, à venda nas lojas da cadeia", sublinha a Jerónimo Martins, esclarecendo que esta marca não pertence ao grupo e não pode ser confundida com nenhuma das marcas próprias do grupo.

"A segurança alimentar e a qualidade e correcção da informação constante na rotulagem dos produtos são prioridades fundamentais para as companhias do grupo Jerónimo Martins, quer nas nossas marcas próprias, quer quando estão em causa marca dos nossos fornecedores, pelo que, em quaisquer circunstâncias, estamos empenhados em colaborar activamente com todas as entidades e partes interessadas na preservação da Saúde Pública".

Contactadas pela Lusa, as cadeias de retalho Minipreço/DIA, Lidl, Aldi, Continente e os supermercados El Corte Inglés garantiram não terem registado qualquer incidência de vestígios de carne de equídeo nos seus produtos.

Fonte oficial da grossista Makro garantiu que "não comercializa este produto/marca" em Portugal.

A Lusa tentou contactar o representante da Euroshopper em Portugal, mas até ao momento não foi possível obter um comentário.

* A ASAE é uma entidade fiscalizadora

. .

Sem comentários: