19/02/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

65 mil casos novos de diabetes por ano 

Em 2011 foram diagnosticados cerca de 65000 novos casos de diabetes em Portugal, o que significa que em apenas uma década houve uma subida de 80% na incidência da doença. 

Os dados constam do relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes hoje apresentado. De acordo com estes dados, haverá mais de um milhão de portugueses com esta doença, correspondentes a 12,7% da população. 

De acordo com Luis Gardete Correia, presidente do Observatório, há ainda 5,5% de utentes que não estão diagnosticados. "Estamos a falar de 450 mil pessoas que não sabem que tem diabetes e a doença esta a evoluir". Jose Manuel Boavida, o diretor do Programa Nacional da doença, refere que há assimetrias regionais que tem de ser alvo de melhoria e que "exigem reflexão". Avança que 60% da dos casos podem ser prevenidos e que tem de haver avanços no tratamento, ja que a doença tem de ser "acompanhada de forma transversal e por todos os médicos". 

A forma de o fazer foi a já noticiada pelo DN e que envolve um processo assistencial integrado que liga cuidados primários e hospitais. A articulação entre os dois níveis de cuidados será auxiliado pelas unidades coordenadoras funcionais, que vão monitorizar e avaliar tempos de espera no tratamento. Boavida frisa ainda que há muito a fazer nos internamentos, já que a taxa de reinternamento de doentes é de 22% e cada doente esta internado mais três dias do que o internamento global, ou seja, englobando todas as doenças.

* A diabetes é um dos nossos piores inimigos

.

Sem comentários: