MODA ANDRÓGINA
A palavra “andrógino” vem da aglutinação de duas palavras gregas: andros
(masculino) e gimnos (feminino). Logo, conclui-se que o estilo
andrógino designa uma mistura dessas duas características em um mesmo
visual, ou mesmo algo ou alguém que possa ser considerado de aparência
assexuada, indefinida.
A primeira manifestação do estilo andrógino na
moda foi fomentada pela estilista Coco Chanel na década de 20, ao propor
silhuetas tubulares, sem curvas e o famoso corte de cabelo “à la
garçonne” às mulheres da época.
A proposta sugeria claramente uma
igualdade entre os sexos, onde tal qual os homens, as mulheres não
precisassem ficar à mercê dos incômodos espartilhos para forçar curvas
com o propósito de ficarem elegantes e femininas.
Na década de 70, o estilo andrógeno também teve a sua vez através do movimento hippie, onde as batas indianas, as calças
boca-de-sino e as plataformas eram vestidas tanto por homens quanto por
mulheres.
Aqui a igualdade dos sexos já não era um conceito restrito ao
vestuário, mas às diversas mudanças no âmbito social que ocorriam na
época, como a liberdade sexual.
Na era de aquário, ser homem ou mulher
não era relevante. Importante mesmo era a paz e o amor.
À medida que o tempo foi passando e essa igualdade tão almejada foi
ficando cada vez mais próxima, o estilo andrógino também foi ocupando
silenciosamente o seu lugar e hoje chegou ao seu ápice: com adeptos em
todo o mundo, as pessoas, em especial as mulheres, aderem ao estilo,
muitas vezes sem nem mesmo darem conta.
Prova disso é a recente
ascensão dos sapatos oxford, calçado caracteristicamente masculino, ao
guarda-roupa feminino, bem como do chapéu panamá, dos paletós, dos
suspensórios, das gravatas…
Talvez como uma previsão de que no futuro esse será o estilo
predominante, inúmeras marcas pelo mundo apostam na androginia ao
elaborarem suas coleções.
Como exemplo disso estão a DSquared, a Moschino, a Dolce&Gabanna e até a Chanel, que farão o seu estilo andrógino o mais estiloso e elegante possível.
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