19/02/2013

.

MODA ANDRÓGINA




A palavra “andrógino” vem da aglutinação de duas palavras gregas: andros (masculino) e gimnos (feminino). Logo, conclui-se que o estilo andrógino designa uma mistura dessas duas características em um mesmo visual, ou mesmo algo ou alguém que possa ser considerado de aparência assexuada, indefinida.



A primeira manifestação do estilo andrógino na moda foi fomentada pela estilista Coco Chanel na década de 20, ao propor silhuetas tubulares, sem curvas e o famoso corte de cabelo “à la garçonne” às mulheres da época.




A proposta sugeria claramente uma igualdade entre os sexos, onde tal qual os homens, as mulheres não precisassem ficar à mercê dos incômodos espartilhos para forçar curvas com o propósito de ficarem elegantes e femininas.


Na década de 70, o estilo andrógeno também teve a sua vez através do movimento hippie, onde as batas indianas, as calças boca-de-sino e as plataformas eram vestidas tanto por homens quanto por mulheres.



Aqui a igualdade dos sexos já não era um conceito restrito ao vestuário, mas às diversas mudanças no âmbito social que ocorriam na época, como a liberdade sexual.





Na era de aquário, ser homem ou mulher não era relevante. Importante mesmo era a paz e o amor.



À medida que o tempo foi passando e essa igualdade tão almejada foi ficando cada vez mais próxima, o estilo andrógino também foi ocupando silenciosamente o seu lugar e hoje chegou ao seu ápice: com adeptos em todo o mundo, as pessoas, em especial as mulheres, aderem ao estilo, muitas vezes sem nem mesmo darem conta.


Prova disso é a recente ascensão dos sapatos oxford, calçado caracteristicamente masculino, ao guarda-roupa feminino, bem como do chapéu panamá, dos paletós, dos suspensórios, das gravatas…


Talvez como uma previsão de que no futuro esse será o estilo predominante, inúmeras marcas pelo mundo apostam na androginia ao elaborarem suas coleções.





Como exemplo disso estão a DSquared, a Moschino, a Dolce&Gabanna e até a Chanel, que farão o seu estilo andrógino o mais estiloso e elegante possível.




.

Sem comentários: