13/02/2013


HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

União Europeia quer testar ADN 
de produtos à base de vaca 

A Comissão Europeia apelou esta quarta-feira a todos os estados-membros da União Europeia (UE) que façam testes de ADN aos produtos à base de vaca, em resposta ao escândalo da carne de cavalo em refeições preparadas de bovino. 

O plano recomenda aos países da UE controlos de ADN aos produtos que tenham indicação de conterem carne de vaca, afirmou o comissário encarregado pela saúde e política do consumidor, Tonio Borg, no final de uma reunião de ministros em Bruxelas. Esta proposta vai ser submetida aos estados-membros na sexta-feira. Borg espera que seja realizada uma primeira série de testes durante o mês de março e que os resultados dos exames possam ser publicados em meados de abril. 

O comissário europeu espera ainda que os estados façam controlos para detetar a eventual presença de fenilbutazona, um anti-inflamatório para cavalos, que torna a carne de vaca imprópria para consumo. Além disso, Tonio Borg pediu também à Comissão Europeia para acelerar a sua reflexão sobre a etiquetagem de produtos à base de vaca por forma a indicar a origem da carne. 
 O organismo europeu de polícia, a Europol, deve, por seu lado, coordenar os inquéritos criminais desencadeados em vários países da UE para determinar a origem da fraude que levou à utilização de carne de cavalo em vez de vaca. Entretanto, na Noruega, as embalagens de refeições preparadas da Findus, que se suspeita conterem carne de cavalo em vez de vaca, estão a ser hoje retiradas dos supermercados. "Foram exportados para a Noruega produtos congelados que podem conter carne de cavalo", afirmaram hoje as autoridades de segurança alimentar norueguesas, acrescentando que "todas as maiores cadeias de supermercados e a Findus confirmaram a retirada de produtos", que "já não estão nas prateleiras". 

O escândalo surgiu na semana passada com a descoberta, no Reino Unido, de lasanhas da marca Findus que contêm carne de cavalo mas estão etiquetadas como sendo vaca, uma situação que já foi detetada noutros países da Europa.

*  Podiam testar o ADN dos políticos para ver quantos estavam em condições, a maioria é intragável...

.

Sem comentários: