24/01/2013

.
 HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

RTP quer despedir 
620 trabalhadores em dois anos 

 Estado tem 42 milhões de euros para custos de reestruturação no canal público. A RTP vai avançar com um processo de reestruturação e transformação da empresa. 

O "plano B", que avança por não ser possível privatizar a estação, tem um prazo de execução de dois anos. 
O Diário Económico sabe que entre 2013 e 2014, a RTP vai despedir 620 pessoas, sendo mais de 300 do centro de produção do Norte, e tem 42 milhões de euros para o fazer. Venda da RTP adiada "sine die" 
A venda de um canal da RTP vai mesmo ficar adiada até que os mercados audiovisual e publicitário recuperem. 

Ao que o Diário Económico apurou, a decisão ficou fechada hoje, em Conselho de Ministros. Recorde-se que não foi possível compatibilizar as posições de Miguel Relvas e Paulo Portas. O governo de coligação acabou por consensualizar a decisão de que deixar a estação pública em ‘stand by' seria a melhor, por agora, apesar de avançar de imediato com uma reestruturação profunda na empresa. 

Em 2013 a RTP receberá menos 42 milhões de euros de indemnização compensatória - em 2014 já não receberá de todo - e terá por isso de se adaptar a um orçamento de 140 milhões de taxa de audiovisual, mais 30 a 40 milhões de receitas comerciais.

* Não somos a favor da privatização da RTP mas o que se observa é irem  as medidas "lançadas" pelo governo para o limbo da ineficácia, ex: TSU.
Parecem donzelas atarantadas à espera das ordens da troika. 
Foi a acção do presidente do BCE que proporcionou a ida de Portugal aos mercados, o governo, para além do assalto fiscal e da ruína das famílias, andou a reboque.
  .

Sem comentários: