11/01/2013

 .
HOJE NO
"RECORD"
 
Maratona favorito nos 
Nacionais de Estrada 
20.ª edição cumpre-se no domingo 

O Maratona é o grande favorito nos Campeonatos Nacionais de Estrada, que cumprirão no domingo a sua 20.ª edição, integrados na VI Corrida de São Domingos de Benfica, em Lisboa.

Onze vezes campeã nas últimas 15 edições, a Conforlimpa estará este ano ausente, uma vez que foi recentemente suspensa a sua secção de atletismo.

O Maratona, quatro vezes campeão masculino nesse período, tem grandes possibilidades de, tal como na época passada, juntar o título masculino ao feminino, que ganha há 11 anos consecutivos.

A ausência da equipa feminina do Sp. Braga, quatro vezes campeã entre 1997 e 2000 e depois nove vezes segunda classificada, é outro dos factos negativos da nova época. A presença do Benfica, com uma equipa masculina recheada de valores, é outra novidade deste ano.

São do Maratona, igualmente, os grandes favoritos individuais. No setor feminino, tudo se resumirá a uma disputa entre Sara Moreira, campeã em 2009 e 2010, e Dulce Félix, vencedora nas duas últimas épocas. A distância (15 km) parece favorecer esta última, mas Sara Moreira está em excelente forma e derrotou claramente Dulce Félix na recente São Silvestre de Lisboa. Marisa Barros poderá completar o pódio.

A corrida masculina promete ter um pelotão dianteiro mais alargado. Manuel Damião, campeão há um ano e recente vencedor da São Silvestre da Amadora, é o principal favorito, tanto mais que Hermano Ferreira, vencedor há dois anos, estará ausente, e Rui Pedro Silva, campeão em 2009, tem estado muito irregular. José Rocha, Fernando Silva e Youssef el Kalai são os restantes elementos do Maratona que deverão correr na frente.

A prova terá início às 10 horas, em Sete Rios, onde também estará instalada a meta. 

* Que vençam os melhores e que haja muita assistência à passagem dos atletas.

.

Sem comentários: