HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Portugal é o quarto país da UE com menor percentagem de lares ligados à Internet
O acesso à Internet e à banda larga nos lares portugueses está abaixo da média da União Europeia. A acessibilidade aumentou face ao estudo de há dois anos, tendo convergido com a UE na Internet. Contudo, divergiu no que diz respeito à banda larga.
Em Portugal, 61% dos lares tinha acesso à Internet em 2012, segundo os dados divulgados pelo Eurostat, que mediu a proporção de residências com um ou mais habitantes entre os 16 e os 74 anos que têm acesso à Internet. Em 2010, o acesso era de 54%.
A proporção de lares com acesso à Internet é quarta mais baixa do conjunto de 27 países da União Europeia, segundo os dados divulgados pelo Eurostat.
No que diz respeito ao acesso por banda larga, a percentagem era de 60% dos lares portugueses, em 2012, naquela que é a quinta menor percentagem de acesso.Há dois anos, eram 50% os lares que tinham banda larga.
Na União Europeia, mais de três quartos (76%) da população têm acesso à Internet e 72% têm acesso através de ligação por banda larga. Há dois anos, estas percentagens eram de 70% e 61%, respectivamente
A proporção de lares com acesso à Internet aumentou, em Portugal, face ao inquérito realizado em 2010, revela o relatório do Eurostat. Contudo, só no acesso à Internet é que houve convergência com a União Europeia.
Face a 2010, a percentagem de habitações com acesso à Internet aumentou sete pontos percentuais em Portugal, convergindo com a União Europeia, onde o crescimento foi de apenas seis pontos percentuais. Já no acesso através de banda larga, o crescimento no território português foi de 10 pontos percentuais, comparando com uma melhoria de 11 pontos percentuais na UE.
* Um indicador importante no que respeita à melhoria social.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário