02/01/2013

 .
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

 Ministro da Saúde considera redução 
de fumadores insuficiente 

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, fez nesta terça-feira "um balanço positivo" das medidas tomadas para reduzir o tabagismo em Portugal, como a Lei do Tabaco, mas considerou insuficiente a redução de cinco por cento do número de fumadores. 

"É um número positivo, mas não é um número que consideremos suficiente", afirmou o ministro à Lusa, a propósito da redução do número de fumadores.
Isto porque, acrescentou durante a visita ao Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, "o tabagismo tem efeitos negativos em múltiplas patologias" e não só no cancro do pulmão.
A Lei do Tabaco, em vigor há cinco anos, reduziu em cinco por cento o número de fumadores, mas o Governo prepara nova legislação, mais restritiva, para proibir totalmente o fumo nos restaurantes e cafés.
O Ministério da Saúde já divulgou que está a estudar a comparticipação dos medicamentos para ajudar os fumadores a deixarem de fumar, ao mesmo tempo que vai avançar com legislação para impedir os novos restaurantes, cafés e afins de terem espaços para fumadores.
Os custos de saúde relacionados com o tabaco representam um encargo anual para o Estado de quase 500 milhões de euros, de acordo com dados do ministério tutelado por Paulo Macedo.

* Não somos antitabagistas primários, já fumámos e pagámos uma factura elevada, mesmo assim tivemos sorte.

.

Sem comentários: