29/01/2013


HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Ana Gomes e Marisa Matias 
dançam contra a violência 

Várias eurodeputadas, como Ana Gomes e Marisa Matias, exemplificaram hoje, em Bruxelas, como dançar para reclamar o fim da violência contra as mulheres, esperando agora que, a 14 de fevereiro, sejam mil milhões a fazê-lo por todo o mundo. 

No Parlamento Europeu, por ocasião da apresentação da campanha "One Billion Rising", da autoria da dramaturga Eve Ensler, fundadora do V-Day, movimento global pelo fim da violência contra mulheres, diversas eurodeputadas e funcionárias da Comissão Europeia ensaiaram uns passos de dança, "antecipando" a ação que pretende pôr mil milhões de pessoas a dançar, por todo o Mundo. Ana Gomes, que no ano passado já participou, juntamente com outras oito eurodeputadas, numa representação do espetáculo teatral "Os Monólogos da Vagina", aderiu de novo este ano a uma iniciativa de Eve Ensler, explicou que a ideia da dança partiu da própria dramaturga. "A Eve Ensler retirou a ideia das mulheres africanas do Congo, das comunidades particularmente vítimas da violação como arma de guerra e arma de subjugação. 
Elas, para se libertarem do drama, da humilhação, têm o hábito de dançar juntas, e isso dá muita força, dá muita energia, dá muito poder", contou. A deputada socialista indicou que tomou a iniciativa de convidar "uma série de associações que são muito ativas na defesa dos direitos das mulheres e muito ativas no apoio às vítimas da violência para se juntarem", numa praça pública lisboeta -- provavelmente o Martim Moniz -, para que, a 14 de fevereiro, a capital portuguesa seja também palco da dança. "A ideia é pôr Lisboa no mapa de mais de 100 cidades que, por todo o mundo, vão levantar-se, dançar, e pôr homens e mulheres decentes a protestar contra esta indecência e a exigir o fim da impunidade dos criminosos responsáveis por atos de violência, sexual e outra, contra as mulheres, em todo o mundo, em todas as latitudes", declarou. 

A deputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, destacou a importância de "chamar a atenção para um problema grave que se vive ainda com grande dimensão", e considerou que fazê-lo através da dança é uma excelente ideia. "Todas as linguagens são importantes. Muitas vezes precisamos de ir buscar formas de expressão como a dança. É uma forma de chamar a atenção. Muitas vezes as pessoas já estão saturadas dos meios tradicionais de comunicação, e uma dança pode fazer muito pelo despertar das consciências", sustentou. 

A campanha One Billion Rising é um convite à dança pelo fim da violência contra mulheres e pretende demonstrar a força da solidariedade coletiva. Uma em cada três mulheres é violada ou agredida durante a vida. Todas somadas fazem o número "billion" (correspondente a mil milhões), adotado pela iniciativa global. Mais de 13 mil associações já aderiram à campanha, estando previstas iniciativas em 187 países para o dia 14 de fevereiro. 
Em Portugal, a associação Comunitária tem agendadas danças no Mercado de Fusão, no Martim Moniz, em Lisboa, e também na cidade de Viseu, juntamente com a associação cultural Adamastor. O Agrupamento Miradouro de Alfazina está também a planear iniciativas em Almada e Monte da Caparica. 

* Parabéns às deputadas, deram um bom exemplo de solidariedade com os mais desprotegidos.

.

Sem comentários: