16/11/2012

 .
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Direção Geral de Saúde quer levar 
a cabo um plano de contingência 
Prevenir a chegada dos mosquitos da dengue ao continente 

Um plano de contingência para prevenir a chegada dos mosquitos da dengue e evitar que se instalem no continente vai estar pronto e testado até ao final do ano, revela o diretor-geral da Saúde. 

Francisco George explicou que este plano está em preparação no âmbito dos trabalhos conduzidos para acompanhar a evolução do surto da dengue na Madeira. “Foi proposta a criação de uma plataforma de especialistas em entomologia e em saúde pública, que junta peritos da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Ricardo Jorge, e das Administrações Regionais de Saúde, mas também da Academia”, explicou. 

 Na base desta decisão está a necessidade de se afinarem os sinais de sentinela que “permitam identificar a eventual introdução de mosquitos invasores”, nomeadamente o 'Aedes aegypti' e o 'Aedes albopictus' (responsáveis pela transmissão da dengue e da febre amarela). 

Segundo Francisco George, este sistema tem que ser “eficaz e sem falhas”, capaz de identificar o início da introdução dos mosquitos antes de eles se instalarem no continente, precisamente para evitar a sua instalação. 

Contudo, a “eventual chegada” dos mosquitos é apenas uma possibilidade e não uma inevitabilidade, sublinhou o diretor-geral de saúde, acrescentando que “não é possível antecipar o fenómeno da introdução dos mosquitos”. 

Francisco George lembra que todos os casos de dengue detetados no continente foram importados da Madeira ou do Brasil. “Neste momento, a Rede de Vigilância de Vetores (Revive) que está a funcionar não identificou qualquer espécie de mosquito desta natureza”, concluiu. 


* Francisco George é um bom Director Geral .

.

Sem comentários: