15/11/2012

 .
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Desempregados inscritos nos centros 
de emprego ascendem a 695 mil

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego continuou a aumentar, em Outubro, aproximando-se dos 700 mil. As ofertas de trabalho são inferiores a 2% do número de desempregados.
O número de pessoas inscritas nos centros de emprego aumentou, em Outubro, 27% face ao mesmo período do ano passado para um total de 845.145. Já quando comparado com Setembro o aumento foi de 2,5%, segundo os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A grande maioria dos inscritos está desempregado. No total, existem 695 mil pessoas desempregadas inscritas, um número que corresponde a um aumento de 22,5% face ao período homólogo e de 1,7% quando comparado com Setembro.

Já no que respeita às ofertas de trabalho, estas aumentaram 5,9% em termos homólogos para 11.565, ou seja, 1,66% do total de desempregados.

As mulheres continuam a representar a maior fatia dos desempregados, correspondendo a 51,3% do total. Ainda assim, a percentagem tem vindo a diminuir. Em Outubro de 2011, as mulheres representavam 53,5% do total.

O desemprego registado está, assim, a aumentar mais entre os homens, que assistem a um crescimento de 28,3% face ao período homólogo, contra um acréscimo de 17,5% observado entre as mulheres.

Por faixas etárias, a maior parcela dos desempregado tem mais de 25 anos (87%), mas é entre os mais jovens que o desemprego tem aumentado mais.

 * É uma falsidade o que o governo diz àcerca do desemprego em Portugal. Embora os desempregados inscritos apontem para o número acima indicado, a verdade é que temos quase um milhão e meio de pessoas no desemprego e, a taxa não é a preocupante de quase 16% mas sim de 23%. 
Enganámo-nos quando prevíamos para o fim deste ano uma taxa real de 20%, as nossas desculpas.

.

Sem comentários: