15/11/2012

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Boneca de trapos apadrinhada por
. comissária para o envelhecimento ativo 

A comissária nacional do ano europeu do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações, Joaquina Madeira, vai ser madrinha da maior boneca de trapos do mundo, que está a ser construída na freguesia de S. José, em Lisboa. O convite foi formulado a Joaquina Madeira, esta semana, em Bruxelas, por ocasião da final de um concurso europeu de programas de apoio ao envelhecimento ativo, em cuja fase final participou o projeto "Vassouras e Companhia", promovido pela Junta de Freguesia de São José.

A boneca de trapos, em construção há meses no Centro Social Laura Alves, quando finalizada será candidata ao Guinness Book/Livro dos Recordes, por ser a maior do género alguma vez construída. Particpam no projeto os idosos da freguesia, apoiados por algumas crianlças.
O projeto entusiasmou a comissária portuguesa, que aceitou o convite formulado por Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de S. José, após a apresentação do "Vassouras e Companhia", na capital belga.
O programa "Vassouras e Companhia", promovido pela Junta de Freguesia de S.José, em Lisboa, recebeu, rasgados elogios por parte do júri e participantes no concurso europeu de programas para apoio a idosos, que acabou por ser ganho pelo município de Frederica, na Dinamarca.
A candidatura portuguesa marcou presença na final do concurso, que, inicialmente, recebeu mais de duas mil candidaturas, das quais apenas 21 chegaram à final.
O "Vassouras e Companhia" apoia os idosos da freguesia de São José, no coração da capital, prestando serviços como limpeza das próprias casas e roupas, envio de refeições ou acompanhamento a instituições para tratar de assuntos burocráticos.
A equipa é formada por benefeciários do Rendimento Mínimo, que recebem um complemento pelo seu trabalho

* Há gente maravilhosa em Portugal, mas não está na política

.

Sem comentários: