15/11/2012

.
HOJE NO
"DESTAK"

Regresso de emigrantes pouco qualificados é problema "dramático" 
- Observatório da Emigração 

 O coordenador do Observatório da Emigração alertou hoje que o regresso a Portugal de emigrantes pouco qualificados é "dramático", porque os tradicionais destinos de emigração estão esgotados e os países emergentes não precisam desta mão de obra.
Rui Pena Pires, que falava em Lisboa no seminário "A atual situação migratória de Portugal", organizado pelo Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, destacou que, "ao contrário de uma ideia muito comum", a emigração tem vindo a diminuir desde o início da crise de 2008 e até ao final de 2011 - último ano com dados disponíveis. Isto acontece, explicou, porque a crise não foi exclusiva de Portugal e o desemprego afetou praticamente todos os países desenvolvidos, nomeadamente os tradicionais destinos da emigração portuguesa.

* Isto acontece porque em tempo de eleições os políticos são enjoativamente beijoqueiros dos eleitores, depois os cidadãos não passam de números  mecanográficos para fazerem estatísticas e, enfim, o governo tem de ter povo, nem que seja nauseado e grogue.

.

Sem comentários: