25/11/2012

 .
ESTA SEMANA  NA
"VISÃO"

Tecnologia 
Arábia Saudita: 
"A sua mulher acaba de sair do País" 

 No único país que não permite que as mulheres conduzam, um novo sistema faz com que seja possível detetar de forma eletrónica a sua localização para avisar o marido quando a mulher atravessa a fronteira 

O alerta foi dado precisamente por um homem, depois de ter recebido uma mensagem, por telemóvel, das autoridades para a imigração, alertando-o que a mulher tinha deixado o aeroporto internacional de Riyadh. O irónico nesta história é que... o marido viajava com ela. 

 Pelas leis da Arábia Saudita, as mulheres são tratadas como menores, necessitando de uma autorização do homem que tem a sua guarda se quiserem estudar ou trabalhar, assim como para sair do país. O sistema que avisa os tutores legais quando os dependentes a seu cargo - esposa, filhos e empregados estrangeiros - saem do país não será de agora. 

Um blogger saudita, Ahmed al Omram, explica que, aparentemente, a tecnologia já estará disponível há uns anos, mas agora o sistema eletrónico permite o envio de SMS. 

* Ninguém reclama sobre a violação  dos direitos humano na Arábia Saudita, ou acha-se que é uma questão de cultura??? Não, a questão é petrolífera.

.

Sem comentários: