22/11/2012

 .
HOJE NO
"RECORD"

Marcha: GP de Rio Maior 
fora do Challenge Mundial
Orçamento reduzido a menos de metade

O Grande Prémio de Marcha de Rio Maior vai perder o estatuto de prova do Challenge Mundial já na sua próxima edição, com o orçamento da competição a ser reduzido para menos de metade.

A "despromoção" da tradicional prova de Rio Maior, que terá a 6 de abril a sua 22.ª edição - das quais 10 de nível mundial - foi confirmada na reunião desta quinta-feira da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), realizada em Barcelona. Pela primeira vez numa década, Portugal fica sem uma prova de marcha de nível máximo, depois da organização lusa ter optado, por razões de limitação orçamental, candidatar-se apenas ao circuito europeu, que obriga ao pagamento de "prize money" inferior e não impõe a presença de tantos atletas de elite.

"Já sentíamos dificuldades económicas há anos, mas fomos aguentando... agora, torna-se insuportável assegurar o mesmo nível de encargos com alojamento, viagens e prémios que nos eram impostos pela IAAF", disse à Agência Lusa Jorge Miguel, do Clube de Natação de Rio Maior, que organiza a prova em conjunto com a Câmara Municipal.

A situação de crise não é de agora, refere Carlos Coutinho, administrador da empresa municipal de desporto Desmor, explicando que, de 2009 a 2012, se verificavam cortes no financiamento por parte do IDP, até se chegar aos 1.500 euros, e que para 2013 não há "qualquer verba".

O orçamento global era em 2012 de cerca de 50 mil euros, com 15 mil dólares para prémios (11,66 mil euros), que Jorge Miguel vê agora reduzir-se para "menos de 25 mil euros". O "preço a pagar" é a descida do nível internacional da prova, que fica com a categoria C da IAAF, ou seja, o nível continental.

O Grande Prémio de Rio Maior passa assim para o nível de meeting da Associação Europeia. 

* Lamentavelmente...

Sem comentários: