24/10/2012

 .
HOJE NO
"PÚBLICO"

PSD e CDS promovem 
desfile de ministros no Parlamento 

Todos os ministros sem excepção irão participar nas jornadas parlamentares conjuntas PSD/CDS marcadas para a próxima sexta-feira e sábado, na Assembleia da República. 

Os deputados podem fazer perguntas aos governantes, depois de uma intervenção inicial de cerca de dez minutos.

No primeiro dia, dois ministros de Estado falam aos deputados, embora não se devam cruzar. 

Paulo Portas, líder do CDS, fará a abertura das jornadas, depois dos líderes parlamentares das bancadas da maioria. À noite será a vez de Vítor Gaspar, ministro de Estado e das Finanças.

Ao primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, caberá o encerramento destas jornadas que têm como lema Portugal.

No sábado, o dia está organizado por temas: Reformas nas políticas de soberania (com intervenções da ministra da Justiça, da Defesa Nacional e da Administração Interna), reformas das políticas sociais (ministros da Saúde; da Educação e Ciências e da Solidariedade e da Segurança Social). 

À tarde, sob o tema da reforma da administração e políticas económicas, estão marcadas as intervenções do ministro da Economia, da ministra da Agricultura e do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

Porta fechada para jornalistas

Só as intervenções dos governantes são abertas à comunicação social, a parte reservada para o debate com os deputados decorre à porta fechada.
Para o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, a participação de todos os ministros numas jornadas parlamentares conjuntas – o que por si só já é inédito, não tendo existido na anterior coligação – não se traduz numa excessiva valorização do Governo, mas sim do Parlamento.

“Os ministros vêm cá explicar as políticas e as opções orçamentais”, disse esta manhã Montenegro aos jornalistas, num encontro informal para a apresentação da iniciativa.

Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS, explicou por seu turno que as jornadas servem para preparar a discussão do Orçamento do Estado que é “difícil”.
A realização das jornadas parlamentares das bancadas da maioria na Assembleia da República é justificada com a contenção de custos. A iniciativa conjunta surge na sequência de desarticulação entre os dois partidos no Governo. 

* É mesmo o desfile na passerele dos vaidosos...pirosos.

.

Sem comentários: