30/10/2012

 .
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Agricultores terão 300 milhões 
de apoios à seca 

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, anunciou nesta terça-feira que os agricultores recebem já esta quarta-feira cerca de 300 milhões de euros de apoios directos autorizados pela Comissão Europeia no contexto das medidas de apoio à seca.

"Amanhã [quarta-feira] mesmo estarão na conta dos agricultores aproximadamente 300 milhões de euros. Estes 300 milhões de euros correspondem à antecipação de 50% dos pagamentos directos autorizados pela Comissão Europeia, no contexto das medidas de apoio à seca num ano de grandes dificuldades para o sector, este pagamento resulta de um enorme esforço do Governo que lutou desde a primeira hora para a necessidade de se olhar para o problema que se viveu em Portugal devido à seca", disse a governante
Assunção Cristas, que fez uma intervenção já na fase final do primeiro dia de debate da proposta de Orçamento do Estado para 2013, deu conta ainda das dificuldades em executar este pagamento devido ao "sistema informático desajustado" que estará a provocar várias dificuldades na operacionalização destes pagamentos.
A ministra aproveitou ainda para relembrar os cortes aplicados em várias rubricas de despesa do Ministério da Agricultura, e que 54% do orçamento do seu ministério diz respeito a fundos comunitários.

* A ministra da lavoura sabe que este dinheiro é insuficiente e chega tarde e a más horas, devia ter sido entregue o mais tardar em Junho para se atenuarem as despesas extras do 1º semestre e  investir para o Inverno.
Ser agricultor em Portugal é uma maneira de empobrecer "alegremente" e a ministra não tem mostrado sensibilidade pelos que mais sofrem, efémera será a sua passagem como cabecilha do sector.

.

Sem comentários: