11/09/2012




HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"


Grandes empresas poupam 100 milhões com descida da TSU 
  Sonae, BCP e EDP são as cotadas que mais
 vão poupar com descida da contribuição. 

As empresas da bolsa portuguesa irão poupar 100,7 milhões de euros no próximo ano com a descida das contribuições para a Segurança Social de 23,75% para 18%, segundo estimativas feitas pelo BES Investimento. Em termos de valores, as cotadas mais beneficiadas serão a Sonae, o BCP e a EDP.

A dona do Continente irá ter uma poupança de 20 milhões de euros. A Sonae tem 80% dos seus custos com pessoal, ou seja 605 milhões de euros sujeitos a essa contribuição. A descida da Taxa Social Única (TSU) será mesmo equivalente a 28% dos lucros estimados para 2013.
A TSU EM ACÇÃO

Mas a Sonae não é a única empresa a conseguir uma poupança acima de dez milhões de euros. O BCP terá uma poupança de 18,9 milhões de euros, enquanto a EDP poderá gastar menos 10,5 milhões de euros com TSU. No caso da banca, após a transferência dos seus fundos de pensões para o Estado, o efeito também será positivo. 
No caso do BPI, por exemplo, a poupança estimada de 6,9 milhões de euros com a descida corresponde a 6% dos lucros esperados para o próximo ano. Apesar do BESI não estimar as poupanças para o BES, um analista contactado avança com uma descida de 16 milhões de euros nos custos. 

* Com a TSU os pobres levam aonde???....isso mesmo.


.

Sem comentários: