11/09/2012

.
HOJE NO
"DESTAK"

Mais perto de uma vacina contra 
o cancro do estômago 

Um projecto 100% nacional deu frutos: o desenvolvimento de uma vacina que previne infecções pela bactéria H. Pylori, uma das responsáveis pela ocorrência de doenças gástricas, entre as quais o cancro do estômago. 

Há portugueses que a conhecem bem. Outros não sabem do que se trata, embora se estime que 50% da população mundial esteja infectada com a Helicobacter pylori, uma bactéria que é a principal responsável por úlceras do estômago e duodenais e até pelo cancro do estômago. Encontrar uma vacina capaz de a travar eficazmente é o que muitos têm tentado, mas é um grupo de portugueses que está muito perto de o conseguir.

Investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa juntaram-se aos colegas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e, desde 2006, trabalham para encontrar uma vacina que sirva de alternativa à única forma de tratar a infecção, que falha em cerca de 20% dos casos.
Um trabalho difícil, confirma ao Destak Cecília Calado, uma das responsáveis. Até porque, explica, «há centenas de estirpes diferentes da H. pylori». Descobrir o que têm em comum foi o desafio. «Efectuamos a avaliação da diversidade de estirpes, com o objectivo de adquirir uma assinatura imunológica comum. Pretendemos desenvolver uma vacina universal, que seja eficaz para, por exemplo, ser tomada por cidadãos europeus,mas capaz de cobrir as estirpes europeias e também as asiáticas, africanas e americanas.»

Investimento precisa-se 

O investimento inicial permitiu chegar à fase de testes em modelo animal, neste caso o rato. E com sucesso. «Houve produção de anticorpos específicos que reconhecem uma elevada diversidade de estirpes», confirma a investigadora. Faltam novos testes, desta feita considerados pré-clínicos, para depois se passar aos ensaios em seres humanos.
E a separar a equipa nacional da próxima fase está um novo investimento. Foi com isto em mente que participaram «num programa COHITEC [uma acção de formação centrada na avaliação do potencial comercial de tecnologias de elevado potencial de crescimento] da COTEC - Associação Empresarial para a Inovação – e que está a servir actualmente de base para a criação de uma start-up».
PORTUGAL NÃO TEM ESTÔMAGO PARA ISTO
 Empresa que terá pernas para andar. Se tudo correr bem, em dez anos a vacina estará pronta para ser comercializada. O que significa ter disponível uma vacina capaz de prevenir e tratar a infecção bacteriana, principal responsável pelo cancro do estômago, sem efeitos secundários e a um preço que não deverá ultrapassar os 75 euros.

* Com muita frequência é notícia o desempenho de excelência dos nossos investigadores e de outros cidadãos nas mais diversas áreas, também todos os dias é notícia a insolência de quem nos governa, paradoxos...

.

Sem comentários: