14/09/2012

.




HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"


Restauração protesta com 
cozido à portuguesa

Uma mesa, quatro clientes e um cozido à portuguesa servido por empregados, junto à Assembleia da República, pretenderam demonstrar como os restaurantes não conseguem obter lucro, na sua atividade, e têm de encerrar. Esta foi mais uma ação do movimento nacional de empresários da restauração que se deslocou a Lisboa para explicar aos grupos parlamentares que os quiseram ouvir - PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes - como, recebendo 25 euros de cada um dos quatro clientes, teve um prejuízo de 20 por cento. 'Esta mesa de clientes pagou 100 euros pelo almoço, composto por cozido, e deu prejuízo de 20%', um resultado que se deve aos 'custos da matéria prima, aos impostos, IVA, Taxa Social Única (TSU), custos de manutenção, como eletricidade ou água, e de pessoal', explicou José Pereira, daquele movimento.

Os empresários da restauração estão a alertar os partidos políticos e o Governo para a situação do setor que 'vai definhando com a quebra de vendas', e leva ao encerramento de cada vez mais restaurantes e cafés que deixam no desemprego muitos portugueses. Com o exemplo concreto da refeição de cozido, um prato tradicional muito comum na gastronomia portuguesa, a qual 'também corre perigo', o movimento nacional explicou os números das suas contas, dos custos e das receitas.
Alguns empresários relataram como 'foram obrigados', a encerrar os seus restaurantes devido à quebra de 30 a 40% do número de clientes e à mudança de hábito de consumo dos que restam e que optam por prescindir de produtos como vinho ou a sobremesa para cortar a despesa.

* Acreditamos que os restaurantes estejam a ter prejuízo por via de taxas e impostos, mas em Lisboa há excelentes cozidos à portuguesa onde 4 pessoas pagam sensivelmente metade da verba indicada, nós conhecemos!!! 

.

Sem comentários: