04/07/2012

 .

HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Denúncia à PJ sobre burla à 
Segurança Social partiu dos serviços 

 O ministro da Solidariedade e Segurança Social disse esta quarta-feira que o desmantelamento pela PJ de uma rede que lesou o Estado em pelo menos 500 mil euros surgiu de "uma denúncia dos próprios serviços". 

A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ/Norte) desenvolveu, esta quarta-feira, a operação "Justiça Social", que permitiu desmantelar uma rede criminosa que terá lesado a Segurança Social em pelo menos 500 mil euros. 

Em declarações aos jornalistas no Parlamento, Pedro Mota Soares sublinhou que sempre que a tutela tem conhecimento "de uma situação que pode configurar uma ilegalidade dá nota à PJ". A investigação que agora culminou "surgiu de uma denúncia dos próprios serviços da Segurança Social".

 "O combate à fraude e ao abuso nas prestações sociais tem sido uma prioridade deste Governo, sempre que um euro de prestações é desviado por causa de uma fraude é um euro que é retirado a quem é mais fraco e está mais desprotegido", frisou. Mota Soares quis ainda "dar publicamente os parabéns à PJ por toda a investigação que conseguiu fazer e concluir". 

Segundo a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, a "ação criminosa desenvolvida pelos suspeitos terá causado à Segurança Social e por extensão ao erário público um prejuízo efetivo de cerca de 500 mil euros, e, que na forma tentada, ascende a cerca de três milhões de euros". 

A polícia explica que por detrás deste esquema - que tinha como objetivo último a obtenção de prestações sociais de elevado montante - e no topo da organização criminosa encontrava-se um técnico de contas, um dos detidos durante a operação "Justiça Social". 

Detidos foram igualmente dois outros homens e quatro mulheres, todos empresários e com idades entre os 27 e os 50 anos de idade, sendo que, ao todo, o grupo criminoso seria constituído por cerca de duas dezenas de elementos. 

A operação de hoje, que deu sequência a uma investigação que decorria há mais de dois anos, envolveu mais de 60 inspetores e vários funcionários de perícia contabilístico-financeira da PJ, contando com a colaboração de elementos do Instituto da Segurança Social. 

* A PJ tem pessoas capazes e uma boa liderança, precisa de mais meios técnicos e humanos.

.

Sem comentários: