11/07/2012

 .


HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Processos de mediação de crédito aumentaram 41% em 2011 

O Mediador de Crédito mediou mais do dobro dos processos que opõem detentores de empréstimos e entidades financeiras. E o número total de novos processos cresceu 41% no ano anterior.

 O mediador de crédito recebeu 251 novos pedidos de mediação entre detentores de crédito e entidades financeiras. Este número corresponde a um aumento de 41% face a 2010, de acordo com o relatório divulgado esta quarta-feira pelo Banco de Portugal. 

Já o número de processos efectivamente mediados ascendeu a 140, mais do que duplicando o número do ano anterior. Desde que começou a funcionar (1 de Agosto de 2009), este organismo recebeu 554 pedidos de mediação, tendo conseguido proceder em 255, ou seja, em cerca de metade. 

A maioria dos processos chega às mãos do Mediador de Crédito, da responsabilidade de Clara Machado (na foto), desde Fevereiro de 2012, por via directa. Ou seja, as pessoas dirigem-se directamente a este organismo. Estes representam 68% dos processos. Em 2011, 22% dos pedidos de mediação chegaram através do Banco de Portugal e 4% através da Secretaria de Estado do Tesouro e das Finanças. As “outras entidades”, onde se inclui por exemplo a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foram responsáveis pela chegada dos restantes 6%. 

15% dos novos processos foram concluídos 

Durante o ano passado, deram entrada no Mediador de Crédito 251 processos, sendo que 38 foram dados como concluídos, revela o relatório. 

Dos restantes, 66 foram arquivados, e os restantes estão em curso, a ser analisados ou à espera de elementos e outras informações. 

 Há ainda 38 processos que, por não estarem no âmbito das competências deste mediador, foram enviados para outras entidades ou arquivados. 

Dos pedidos de mediação que entraram no Mediador de Crédito, 78% estão relacionados com processos de reestruturação e consolidação de crédito de particulares. Apenas 1% se referiam, em 2011, a crédito à habitação, com a obtenção de crédito pessoal a representar igualmente 1% dos pedidos. Já o acesso ao financiamento por parte das empresas foi responsável por 4% dos processos. 

No que respeita às entidades financeiras, foi o Barclays o “alvo” de mais pedidos de mediação por parte das pessoas que procuraram ajuda junto do Mediador de Crédito. Esta instituição foi responsável por 21 processos de mediação, seguida pelo BCP, com 18 processos, em ex-aequo com a Cofidis. 


* Uma boa ajuda para quem está em dificuldades 

 .

Sem comentários: