11/07/2012



BARRAGEM DE
SRISAILAM

A Barragem de Srisailam é uma barragem construída no rio Krishna em Srisailam no distrito de Kurnool , no estado de Andhra Pradesh na Índia e é a segunda maior em capacidade hidrolétrica no país. 

A barragem foi construída numa garganta profunda no Hills Nallamala , 300 m (980 pés) acima do nível do mar. Tem 512 m (1.680 pés) de comprimento, 145 m (476 pés) de altura com 12 comportas para projecção da água. Tem um reservatório de 800 km 2. Na margem esquerda do rio existem centrais 6 × 150 MW reversíveis turbinas (para armazenamento de componentes suplentes e na margem direita existem 7 × 110 MW, para o mesmo efeito.

 História do projecto 
O projecto Srisailam começou em 1960, inicialmente como um projeto de energia hidroeléctrica, por todo o rio Krishna, perto de Srisailam no estado de Andhra Pradesh. 

Com sucessivos atrasos, a barragem principal foi finalmente concluída vinte anos depois, em 1981. Entretanto, o projeto foi convertido para ser uma instalação polivalente com uma capacidade geradora de 770 MW para a sua segunda fase, cuja conclusão estava prevista para 1987. 

A barragem tem a capacidade de fornecer água para uma área de 2.000 km2 com área principal de influência de 206,040 km2 e a propagação de água para 1,595 km2. 

A HISTÓRIA EM IMAGENS/1



Do braço direito do canal 90 km2 em Kurnool e distritos Kaddapa assegura-se irrigação abundante. A estimativa inicial de investimento foi modesta de 384,7 milhões de rupias, mas o custo total da obra ultrapassou os 10 mil milhões de rupias. 

O muro de 143 metros de altura e 512 m de largura custou mais de 4 mil milhões juntamente com a instalação de quatro grupos geradores de 110 MW cada. O custo do canal da margem direita orçou em 4.490 milhões. 

 O investimento inicial de 1.4 milhões foi fornecido pelo Banco Mundial. Em 2 de outubro de 2009, barragem Srisailam recebeu um afluxo sem precedentes de água que chegou a ameaçar a resistência da estrutura da represa.

Optimização de recursos 
Actualmente, o fluxo de águas para o reservatório Srisailam é apenas armazenado sem ser utilizado para gerar energia. 

A HISTÓRIA EM IMAGENS/2

 

A água enche o reservatório Srisailam que depois de cheio a faz transbordar para o reservatório Nagarjunasagar a jusante também sem acontecer neste movimento a produção de energia. O objectivo será encher o reservatório Nagarjunasagar com água que entretanto passou através das unidades de produção de energia.

Sobre as comportas
Seis das 12 comportas da crista da barragem Srisailam foram abertos na noite de 2 de Agosto de 2005 para dar lugar a 5 cusecs lakh provenientes de curso superior do Krishna. O "cusec lakh" é uma medida de taxa de fluxo da água dum rio
Nesse dia a barragem foi cheia até aos 873 pés um pouco menos que a capacidade máxima de 885 pés. Aconteceram alguns problemas na colocação das comportas, porque os equipamentos para as deslocarem eram velhos, funcionaram mal e foram abandonados numa das margens.

Sobre o rio Krishna 
O rio Krishna (Predefinição:Lang - mr, em canarês: ಕೃಷ್ಣಾ ನದಿ, em telugu: కృష్ణా నది) é um dos maiores rios da Índia, com uma extensão aproximada de 1300 km e drena uma área superior a 250000 km². 

Nasce nas colinas de Mahabaleswar no estado de Maharashtra, atravessa a cidade de Sangli e encontra-se com o mar na Baía de Bengala na cidade de Hamasaladeevi no estado de Andhra Pradesh. Além dos estados já citados, o rio Krishna atravessa também o estado de Karnataka. 

Um dos principais afluentes do Krishna é o rio Tungabhadra, formado por sua vez pelos rios Tunga e Bhadra que nascem na zona conhecida como Ghats do oeste. O rio conta com duas importantes barragens,esta em Srisailam e a outra nas colinas Nagarjuna. 
Esta última, conhecida como Nagarjuna Sagar, é uma das maiores barragens de toda a Ásia. Como em quase todos os rios da Índia, as margens do Krishna estão adornadas de templos. 

O de Templo de Sangli, dedicado ao deus Ganesha é um dos mais belos. Próximo desta cidade encontram-se diversos templos, destino de muitos peregrinos hindus. 

WIKIPÉDIA

.

Sem comentários: