12/07/2012



HOJE NO
"A BOLA"
Mourinho sob fogo cerrado dos catalães

Ainda a época não começou e José Mourinho, treinador do Real Madrid, tem sido o alvo de excelência em Espanha, em cerrados ataques que há muito começaram. 
Ora do Barcelona, ora de agentes do futebol ou comentadores, ora de jornais da Catalunha, que exploram qualquer declaração ou qualquer alegado incidente ou comportamento do treinador português até à exaustão. Só não dizemos que Mourinho tem sido criticado de todas as maneiras e feitios porque acreditamos haver ainda margem para a imaginação...

O dia de hoje não fugiu à regra, com o porta-voz do Barcelona, Toni Freixa, a contestar o facto da federação espanhola ter decidido não castigar Mourinho por ter, na última época, colocado a mão no olho de Tito Vilanova – então adjunto, hoje treinador principal do Barcelona – falando em «agressão» e «mau exemplo para o futebol». Foi, praticamente, 15.º dia consecutivo em que alguém do Barcelona se referiu ao facto, depois do presidente Sandro Rosell, a 26 de junho, ter exigido um duro castigo e, desde então, segundo a imprensa, ter feito pressões para decisão em contrário.

Há menos de uma semana, Mourinho foi acusado de ser «cobarde» por José Maria Casanovas, um dos fundadores do diário catalão Sport, por não ter vindo a público elogiar a seleção espanhola após a conquista do Euro, depois de ter apelidado de «estéril» a exibição da roja no primeiro jogo, frente à mesma Itália (1-1). Iniesta, jogador da seleção espanhola e Barcelona, não foi tão longe, mas não deixou de considerar que o treinador português fez «críticas oportunistas» sobre o futebol praticado pela Espanha em alguns jogos.


Pelo meio, os jornais catalães garantiram que José Mourinho insultou de forma grave e até ameaçou de morte uma mulher catalã, depois dela se ter limitado a dizer um de todo inofensivo «viva o Barcelona» quando passou pelo treinador merengue num voo entre Miami e Lisboa.

O Real Madrid tem procurado não alimentar qualquer polémica. Mas hoje, Emílio Butragueño, diretor das relações internacionais dos merengues, sentiu-se na necessidade de vir a terreiro lembrar que «no passado o Barcelona também protagonizou outros incidentes e o Real Madrid não disse nada».

* O "ódio" a Mourinho é  rábula catalã. A questão é que os catalães têm uma dor de corno tramada por a capital de espanha ser em Madrid. Figo que foi galardoado como o melhor jogador do mundo há alguns anos e foi um exemplo de trabalho no Barcelona, também foi insultado pelos adeptos a quem deu tantas alegrias.
O Real e Madrid são alvos a abater nem que se seja através de  alguns dos seus preponderantes elementos.
E Barcelona não precisa disto, uma cidade tão bela, com tanta cultura e desenvolvimento, para quê tanta dor de corno???


.

Sem comentários: