06/06/2012

 .



HOJE NO


"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

344 ME para jovens 
Governo português dá hoje o 'sim', 
ao programa «Impulso Jovem» de forma 
a combater o desemprego jovem. 

O Conselho de Ministros vai aprovar hoje o «Impulso Jovem», um conjunto de medidas no âmbito do combate ao desemprego jovem que poderão beneficiar entre 77 mil e 165 mil jovens, mas que dependem do apoio de Bruxelas. O Governo dá o «sim» a um pacote de no valor de 344 milhões de euros para apoiar 89 mil jovens desempregados, disse a secretária-geral da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP). 
IMPULSO

A informação foi transmitida ontem à tarde às confederações patronais pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, no âmbito do programa «Impulso Jovem» e que será hoje aprovado em Conselho de Ministros, revelou Ana Vieira. O montante, proveniente da reprogramação dos fundos comunitários (Fundo Social Europeu e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), destina-se a promover o emprego entre os jovens, cuja taxa de desemprego se situa nos 36,6 por cento. Ana Vieira referiu ainda que, segundo Miguel Relvas, 'o programa irá incidir sobre três eixos principais: estágios profissionais, apoios à contratação e apoios às empresas', 'Estas medidas serão um amortecedor e, globalmente, parecem-nos positivas', considerou a representante da CCP. O ministro Miguel Relvas com as confederações patronais para lhes dar conta da medida «Impulso Jovem», um dia antes desta ser aprovada pelo Governo. 

De acordo com um documento do Executivo enviado em março ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e aos parceiros sociais, o Governo propõe 'a combinação de diferentes recursos financeiros com o intuito de proporcionar um volume global de financiamento que se estima poder atingir os mil milhões de euros', para a execução do plano intitulado «Impulso Jovem». Este 'esforço financeiro', poderá passar, segundo propõe o Executivo, pela realocação de fundos [comunitários] já existentes, pelo reforço destas verbas e também pelo investimento privado. 

O plano do Governo prevê vários cenários sendo que o primeiro, menos ambicioso, passa pela reprogramação de fundos comunitário e que a ser aceite permitiria alocar 351,7 milhões de euros ao «Impulso Jovem». Neste cenário, seriam beneficiados 77 mil jovens. No segundo cenário, o Governo propõe a Bruxelas um reforço das verbas comunitárias, o que, a ser aceite, permitiria a Portugal alocar para este programa mais de 651 milhões de euros e, assim, beneficiar quase 165 mil jovens. 

 * Normalmente os impulsos custam dinheiro, consoante o número de impulsos consumidos. Há outros impulsos, os arrebatadores, que são caríssimos. Os impulrelvas ainda mais caros por serem fantasiosos, ou não!

.

Sem comentários: